|
Transporte de cargas
Manchete do Valor destaca que o rígido “lockdown” adotado na China voltou a afetar o transporte marítimo no Brasil, agravando a crise logística iniciada com a pandemia. Exportadores têm sofrido com novos aumentos nos fretes e dificuldade para escoar os produtos na rota Brasil-Ásia – principalmente aqueles que dependem de contêineres refrigerados, como a indústria de carne. Na importação, há atrasos e cancelamentos de viagens, o que deverá repercutir nos preços nos próximos meses.
Empresariado
Sondagens da CNI mostram que a insatisfação dos empresários com a margem de lucro e a situação financeira dos negócios está piorando, relata o Painel S.A. (Folha).
O indicador que mede a satisfação com o lucro operacional caiu três pontos, para 44,2 pontos, se afastando da linha divisória dos 50.
Outro indicador que caiu foi o de satisfação com a situação financeira da empresa, de 51,7 para 49,3 pontos.
Banco Central
Após sinalização sobre proposta de reajuste salarial de 5%, os servidores do BC decidiram suspender a greve por duas semanas, até o dia 2 de maio. A partir desta quarta (20), os funcionários voltarão a atuar em operação-padrão e farão paralisações diárias, das 14h às 18h.
Combustível
Folha registra que o preço do litro da gasolina no Brasil está cerca de 15% acima da média praticada em 170 países, segundo levantamento feito no site da consultoria Global Petrol Prices, com dados para o dia 11 de abril.
Projeções
Principais jornais informam que o FMI revisou para cima a projeção para o PIB brasileiro e agora vê crescimento de 0,8%, na esteira da alta das vendas do varejo, da liberação de saques do FGTS e da valorização das commodities no mercado externo. No entanto, o país deve seguir com inflação alta, em torno de 8,2%, e desemprego na faixa de 13,7%.
O FMI também estimou que a guerra na Ucrânia e as sanções ocidentais à Rússia pioraram significativamente a perspectiva para a economia global, com o crescimento desacelerando de 4,4% para 3,6% neste ano.
Inflação
Valor Econômico conta que cebola, cenoura e tomate ficaram mais caros na maioria das Centrais de Abastecimento (Ceasas) em março, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em abril, o aumento mais forte foi o do tomate, de até 50%.
Crédito
Em entrevista ao Valor, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirma que a instituição espera ter disponível ainda neste ano uma nova ferramenta de indexação de empréstimos para as empresas.
O conceito seria semelhante ao da “cesta de moedas”, mecanismo usado pelo banco, no passado, para oferecer aos clientes alternativas à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). O objetivo é facilitar empréstimos de prazo mais curto.
Imposto de Renda
Folha de S.Paulo destaca que a defasagem da tabela do IR no governo de Jair Bolsonaro atingiu um pico na série histórica iniciada em 1996. Em três anos e três meses, até março de 2022, a defasagem durante a atual gestão alcançou 24%, segundo levantamento realizado pelo Sindifisco Nacional.
|