Rússia x Ucrânia
A manchete de O Estado de S. Paulo informa que a Rússia destruiu a base ucraniana de Yavoriv, a 25 km da fronteira com a Polônia, país-membro da Otan.
O ataque ampliou o temor de os países membros da organização se envolverem diretamente no conflito. O chefe da Comissão de Assuntos Internacionais do Parlamento russo, Leonid Slutski disse que as negociações para acordo com ucranianos avançaram.
Em manchete, O Globo relata que forças ucranianas, auxiliadas por militares estrangeiros, tentam deter o avanço russo na periferia de Kiev.
No domingo, os principais jornais abordaram os reflexos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia na economia brasileira.
Folha de S.Paulo apurou que os produtores de fertilizantes no Brasil estão suspendendo as vendas do produto ou elevando seu preço a níveis altíssimos. Hoje, o Brasil importa 85% do fertilizante que usa, e o temor é de que a oferta cesse por causa das sanções à Rússia.
O Estado de S. Paulo trouxe que a instabilidade mundial valorizou a busca por commodities e tornou o Brasil mais atraente para investidores estrangeiros.
Nos primeiros 68 dias do ano, o saldo de capital externo na Bolsa de Valores chegou a R$ 71,06 bilhões, recorde da série histórica.
Por fim, O Globo expôs os efeitos da invasão russa em Kiev, a capital da Ucrânia que virou novamente “cenário da segunda guerra mundial”. Fotos mostram antes e depois da cidade, agora vazia e ocupada por barricadas de sacos de areia, blocos de concreto e grampos.
Orçamento
O Globo (13/03) mostrou também como o choque inflacionário provocado pela Guerra afetará o orçamento do brasileiro.
Mesmo antes do conflito, a população já sofria com o aumento da conta de luz em razão da crise hídrica. Especialistas avaliam que o pacote de medidas aprovado pelo governo não é suficiente para segurar a alta de preços.
Inflação
No sábado, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense assinalaram que o IBGE informou ontem que o índice oficial de inflação do Brasil teve alta de 1,01% em fevereiro.
É a maior variação do IPCA para o mês desde 2015 (1,22%). O resultado foi acima do esperado pelo mercado. A inflação chegou a 10,54% no acumulado de 12 meses.
O aumento de combustíveis deve gerar novas pressões no índice.
Combustíveis 1
Os impactos decorrentes do reajuste dos combustíveis foram destaque no noticiário de sábado.
O Estado de S. Paulo expôs os efeitos do aumento anunciado pela Petrobras sobre o orçamento familiar, o que compromete a qualidade de vida. A alta conflita com despesas com alimentação e acentua projeções de aumento da inflação que, de janeiro para fevereiro, passou de 0,54% para 1,01%.
Na mesma linha, O Globo adicionou que a elevação afetará “ramos cruciais da economia”, a exemplo do transporte de cargas e da construção civil.
Combustíveis 2
Em manchete, Folha de S.Paulo (12/03) informou que o Congresso aprovou o projeto de lei que reduz tributos sobre o diesel. A proposta altera a cobrança de ICMS sobre combustíveis e zera as alíquotas de PIS/Cofins sobre diesel e gás até o fim do ano.
O Globo (12/03) registrou que o presidente Jair Bolsonaro sancionou na noite de ontem o projeto de lei que busca reduzir o preço dos combustíveis.
A proposta altera o sistema de cobrança do ICMS e zera as contribuições federais do PIS e da Cofins sobre o diesel e o querosene de aviação até o fim do ano. A redução do ICMS dependerá da adoção de medidas pelos governadores.
Combustíveis 3
O Estado de S. Paulo registra que Jair Bolsonaro disse que vai cobrar explicações do Ministério de Minas e Energia sobre o que já foi feito para notificar os postos que não reduziram o preço do diesel, após sanção do projeto que altera o ICMS.
Com a nova legislação, o imposto estadual deverá ser cobrado sobre o litro, e não mais sobre o preço final do produto na bomba. Os estados ainda terão de adotar uma alíquota única do ICMS para os combustíveis.
Combustíveis 4
O Estado de S. Paulo e O Globo (13/03) relataram que o presidente Bolsonaro pode enviar ao Congresso um projeto para zerar PIS e Cofins sobre a gasolina, assim como foi feito com o diesel. |