Rússia x Ucrânia
Os desdobramentos em torno da guerra entre Rússia e Ucrânia seguem em destaque no noticiário. Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo reservam manchete para informar que a maior usina nuclear da Europa, a Zaporíjia, localizada no sudeste da Ucrânia, pegou fogo após ataque russo. O chanceler ucraniano Dmitro Kuleba alertou que um acidente no local teria consequências piores que as de Chernobyl.
O Globo relata que Rússia e Ucrânia concordaram em criar corredores humanitários para possibilitar a retirada de civis das zonas de guerra. A medida também ajudará na chegada de alimentos e remédio a cidades cercadas por tropas russas.
O jornal adiciona que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky voltou a defender um encontro com Vladimir Putin. Já o presidente da França, Emmanuel Macron, após conversa com Putin, alertou que o pior ainda está por vir.
Balança comercial
O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Valor Econômico informam que as exportações brasileiras superaram as importações em US$ 4,049 bilhões em fevereiro. O valor é o maior resultado para o mês desde 2017 e mais do que o dobro do registrado no mesmo mês de 2021.
O resultado ainda não reflete os eventuais impactos do conflito no Leste Europeu e foi impulsionado pelas vendas em alta de grãos, especialmente a soja.
Combustíveis
Valor Econômico aponta que o presidente Jair Bolsonaro defendeu que a Petrobras deveria abrir mão de parte de seu lucro para reduzir o preço dos combustíveis aos consumidores. A declaração se soma a uma série de manifestações públicas que Bolsonaro fez nos últimos meses e que foram contra as políticas de preços da empresa e contra a autonomia de seus executivos.
O veículo explica que a valorização do barril tende a provocar uma nova elevação dos preços dos combustíveis no Brasil — pressionando ainda mais a inflação, que é um calcanhar de Aquiles do governo e ponto de preocupação para os planos de reeleição do presidente. |