Pandemia
Manchete da Folha de S.Paulo traz pesquisa Datafolha que aponta que 81% dos brasileiros apoiam a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid para a entrada em locais fechados.
O levantamento mostra ainda que aumentou para 45% os que acreditam que a pandemia está fora de controle. Na pesquisa anterior, 20% consideravam a situação descontrolada.
O Globo expõe, em manchete, que o avanço da variante Ômicron tem feito empresas reforçarem os estoques e revisto estratégias. O temor é que o aumento na contaminação de trabalhadores impacte o fornecimento de matérias-primas e intensifique as dificuldades logísticas.
Com o aumento dos preços dos insumos, a saída tem sido, segundo a reportagem, antecipar compras para reforçar estoques ou revisar planos. O veículo cita alta da matéria-prima na indústria têxtil, por exemplo, em que o algodão voltou a alcançar patamar recorde diante de uma oferta apertada e uma demanda mais forte.
PIB
O Estado de S. Paulo publica que o Banco Central informou ontem que seu Índice de Atividade (IBC-Br) subiu 0,69% em novembro, na série já livre de influências sazonais. Foram quatro meses consecutivos de queda na atividade econômica até o resultado positivo.
A reportagem inclui que, para economistas, o resultado indica estabilidade do PIB no quarto trimestre de 2021.
Balcão Único
O Estado de S. Paulo reporta que, segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, 11 novos estados passarão a contar com o Balcão Único para abertura de empresas até o fim de janeiro.
Com o anúncio, empreendedores de 17 unidades da federação já poderão iniciar um negócio por meio de um formulário digital unificado. A pasta comandada por Paulo Guedes destaca já ser possível abrir uma empresa em menos de dois minutos.
Combustíveis
Valor Econômico e O Estado de S. Paulo relatam que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu o encaminhamento do projeto, que afeta a arrecadação de estados para tentar diminuir os impactos da alta no preço dos combustíveis.
Reportagens destacam a possibilidade de resistência na Casa, citando que o texto é fortemente criticado pelos senadores e por governadores, que consideram a medida sem base técnica, feita sem diálogo e pouco efetiva.
Petrobras
O Globo registra que o Cade abriu processo para investigar se a Petrobras cometeu infrações à ordem econômica ao fazer os reajustes nos preços de combustíveis.
O pedido para abertura do processo foi assinado pela chefe de Gabinete da Presidência do órgão responsável por manter a concorrência no mercado, Ana Paula Guimarães. Segundo o despacho, os reajustes poderiam se tratar de “possíveis condutas anticompetitivas” praticadas pela estatal. |