Desoneração
Valor Econômico e O Globo informam que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve aprovar hoje projeto de lei que prorroga a política de desoneração da folha de pagamentos dos 17 setores que mais empregam no país.
O deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) disse ter recebido aval técnico para alterar o projeto para que a prorrogação seja por dois anos, até 2023, e não pelos cinco anos propostos inicialmente.
Pandemia
Principais jornais informam que o Ministério da Saúde anunciou que, independentemente do imunizante recebido, toda a população adulta receberá reforço cinco meses após a última dose.
Outra mudança na campanha de vacinação prevê a D2 para os que tomaram Janssen, que seria dose única, além do reforço. Cada estado e cidade terá cronograma próprio.
IBC-Br
Principais jornais registram que a atividade econômica teve uma queda de 0,14% no terceiro trimestre deste ano em comparação com os três meses anteriores, aponta o IBC-Br divulgado ontem. Se o resultado do terceiro trimestre for confirmado pelo IBGE, serão dois trimestres seguidos de queda no PIB, o que indica uma recessão técnica, ainda que em percentuais pequenos. No segundo trimestre, a retração foi de 0,1%.
O mercado passou a projetar crescimento abaixo de 1% para 2022 pela primeira vez. A expectativa atual é de 0,93%, contra 1% na semana passada.
Auxílio Brasil
Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo relatam que o programa social Auxílio Brasil começa a ser pago hoje, com aumento de 17,8% no valor médio (para R$ 217,18) em relação ao antecessor Bolsa Família. Agora, para chegar ao mínimo anunciado de R$ 400, o governo pretende concentrar forças para aprovar a PEC dos Precatórios e fala que a prorrogação do auxílio emergencial não está no radar.
O tempo para se conseguir a aprovação da PEC, no entanto, joga contra a estratégia e mantém a incerteza sobre os valores a serem pagos. O líder do governo no Senado e relator do texto dos precatórios, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), citou nos últimos dias 2 de dezembro como data-limite para a aprovação do texto. |