Emprego
Imprensa relata que a criação de empregos formais em setembro registrou queda de 14,7% em relação ao mês de agosto. O Brasil criou 313.902 vagas com carteira assinada em setembro, ante 368 mil registrado em agosto. No último quadrimestre, os dados do governo apontam um crescimento expressivo do emprego formal, com saldo acima de 300 mil postos a cada mês. Ao longo dos nove primeiros meses de 2021, o país registra a criação de 2.512.937 postos de trabalho.
O crescimento de setembro é fruto de 1,780 milhão de admissões e de 1,466 milhão de desligamentos. No acumulado do ano, foram registradas 14,877 milhões novas contratações e 12,364 milhões demissões.
Selic
Folha de S.Paulo publica que movimentações como o furo do teto de gastos e a alta da inflação devem forçam o Comitê de Política Monetária do Banco Central a elevar os juros para níveis bem acima dos previstos inicialmente pelo mercado.
O economista Carlos Kawall, ex-secretário do Tesouro, avalia que eventos da semana passada deterioraram a expectativa do mercado para a política fiscal, que passou a projetar alta de 2 pontos percentuais na taxa Selic na reunião do Copom.
IPCA-15
Principais jornais informam que, com a pressão da energia elétrica, a prévia da inflação oficial voltou a acelerar e surpreendeu analistas no país. Em outubro, o indicador teve variação de 1,20%, a maior para o mês desde 1995 (1,34%). O resultado mensal ficou acima das projeções do mercado, que esperavam variação de 1% em outubro. Em setembro, o IPCA-15 havia registrado taxa de 1,14%.
Com o novo resultado, a prévia da inflação atingiu 10,34% no acumulado de 12 meses. No acumulado anterior, até setembro, o IPCA-15 já estava em dois dígitos (10,05%). A expectativa agora é de que a alta do IPCA impacte na alta da Selic.
Arrecadação
Noticiário conta que a Receita Federal informou que a arrecadação de impostos em setembro foi de R$ 149,1 bilhões, a maior para o mês desde 2000. Na comparação com setembro de 2020, o resultado é 12,9% maior, considerando os valores ajustados pela inflação.
No acumulado do ano, a Receita já arrecadou R$ 1,38 trilhão, o melhor resultado para o período em 21 anos. Na comparação com os primeiros nove meses de 2020, a alta é de 22,3% já ajustada pela inflação.
Combustíveis
Coluna do Estadão, em O Estado de S. Paulo, divulga que governadores discutem formar convênio para congelar nacionalmente o ICMS sobre combustíveis.
A ideia em debate no Fórum de Governadores é de congelar por 90 dias a alíquota estadual no preço final após cada reajuste anunciado pelo governo federal.
O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda apoia a proposta, que será levada ao Conselho Nacional de Polícia Fazendária nesta semana. |