Destaques da edição:
A virada do varejo e a primeira alta na confiança do comerciante em 2021 – O desempenho do comércio varejista em abril mais uma vez surpreendeu positivamente, assim como o movimento que ocorreu no setor a partir de maio de 2020. O volume de vendas iniciou o segundo trimestre com crescimento mensal de 1,8%, e o empresário do comércio já se mostra mais otimista, tanto com as condições correntes da economia e do setor terciário quanto nas expectativas para os próximos meses e nas intenções de investimentos.
A sequência de medidas de combate à pandemia novamente está produzindo efeitos positivos na atividade, sendo a inflação ao consumidor e a ainda lenta velocidade no processo de imunização os maiores desafios à recuperação robusta do comércio, na visão do empresário.
O varejo teve recorde na variação mensal nas vendas em abril, considerando a série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada nos anos 2000, e já supera o nível de atividade de fevereiro de 2020, antes da pandemia.
A confiança do comércio sobe 12,2% em junho, animando o setor – Após cinco quedas consecutivas, perpassando um dos piores momentos de toda a série, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio ( Icec) subiu pela primeira vez no ano. Em junho, o Icec cresceu 12,2% contra maio, constituindo a segunda maior alta, perdendo apenas para setembro do ano passado, quando saltou 12,6% num momento em que emiti a fortes sinais de se descolar da fase mais crítica na pandemia. O comportamento da confiança do comércio é fruto da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em junho, o índice acabou rever tendo tendência e encerrando um processo de cinco diminuições seguidas.
Expectativa para o crescimento do PIB continua aumentando – No último relatório Focus divulgado pelo Banco Central em 18/06, a mediana das expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano aumentou para 5,90%, o 11º aumento consecutivo nessa estimativa. No curto prazo, as projeções dos analistas para o IPCA são de 0,57% para junho e 0,40% para julho. A mediana das projeções dos analistas para o IPCA de 2022 permaneceu em 3,78%, e, para 2023, a estimativa continuou em 3,25%.
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a meta da taxa de juros Selic aumentou para 4,25% ao ano. A próxima reunião será nos dias 3 e 4 de agosto, quando se espera que o Banco Central aumente a taxa para 5,00%. A expectativa do mercado é que ela aumente ainda mais em 2021, alcançando 6,50%, mesma taxa esperada para 2022.
5G no Brasil – A chegada de uma conexão de internet móvel mais
rápida, ágil e econômica, que trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis, além de permitir o uso em diferentes áreas, como transportes e telemedicina. É o que promete a tecnologia 5G, uma realidade em muitos países e que está chegando ao Brasil. A rede já deu seus primeiros passos em países como Alemanha, China, Estados Unidos e Japão, mas ainda não estreou oficialmente no Brasil. Essa transformação da rede vai permitir integrar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo e relógio, por exemplo.