Editorial:
Esperança e renovação
A revista Turismo em Pauta aproveita o mundo em transformação que estamos vivendo para se renovar na forma e no conteúdo. Mas sem abrir mão da qualidade de seus artigos, produzidos pelos maiores especialistas do setor.
Com um novo layout, mais atraente e moderno, a revista agora terá edições temáticas, buscando sempre trazer um tema relevante para o turismo brasileiro e seu desenvolvimento.
Como não poderia deixar de ser, esta primeira edição, vinda à luz em plena segunda onda da pandemia de covid-19, que assola o mundo desde o fim de 2019, está centrada nos reflexos das restrições de circulação das pessoas justamente naquela atividade que mais prescinde da liberdade de ir e vir.
Os impactos são profundos. O cenário é de terra arrasada, com o fechamento de empresas e perdas de postos de trabalho. Destinos turísticos vivendo em situação dramática, com a economia profundamente abalada pela ausência dos visitantes.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), junto com seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), tem vocalizado as propostas para ajudar a resgatar o setor de sua mais longa e séria crise. Várias delas já foram atendidas pelo governo federal e tramitaram no Congresso. Mas é preciso avançar mais. E a CNC, por meio do Cetur, continuará na cruzada pela sobrevivência das empresas ligadas ao turismo.
É um compromisso histórico da Confederação. E é também uma manifestação de fé e confiança de que, apesar das grandes dificuldades vividas hoje, o turismo brasileiro vai emergir ainda mais forte quando tudo isso passar.
Boa leitura!