A 38ª edição da Turismo em Pauta apresenta ações importantes do turismo nacional e tendências que impactam o setor. Nesta
edição, uma afirmação foi unânime entre os autores: a importância do turismo para o desenvolvimento social e econômico dos destinos, sejam eles cidades, estados ou países.
Entre os destinos, um se destacou e foi tema de três artigos, o Rio de Janeiro, considerado “porta de entrada” do País. Apostando no turismo para apoiar o crescimento econômico do estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) criou o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur). Já o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) lançou o Rio Press Offi ce, uma estrutura que faz o acompanhamento das notícias que saem na imprensa nacional e internacional, oferecendo fontes e temas e corrigindo informações equivocadas sobre a cidade. Já o RIOgaleão apresenta sua estratégia para se tornar o aeroporto oficial dos eventos da cidade.
Se, por um lado, os destinos brasileiros buscam ampliar a chegada de
turistas internacionais, por outro, outros países, principalmente europeus, debatem o “overturismo”, como vem sendo chamado o excesso de turistas que prejudicam cidades, atrações e afetam a vida dos moradores. Artigo da revista avalia como organizar a coabitação pacífica entre milhares de turistas sazonais e moradores.
Entre as tendências globais do turismo, apresentadas pela Turismo em
Pauta, está o turismo de bem-estar, que gerou um valor estimado de 3,7
bilhões de dólares em 2015, representando uma indústria em expansão.
Mais recente, no Brasil, o “turismo prateado” tem foco na terceira idade e é uma tendência que acompanha o envelhecimento da população.
A Turismo em Pauta traz ainda reflexões sobre a responsabilidades do
gestor de uma associação; e um ensaio sobre como aplicar as descobertas da economia comportamental para compreender melhor o consumidor.
Boa leitura!