Um dos artigos desta edição da revista Turismo em Pauta, assinado por Philippe Godefroit, toca em uma questão que segue desafiando o Brasil: a relativa insignificância do número de turistas internacionais que visitam o País a cada ano.
“Lembro-me muito bem das palavras do ex-presidente Lula da Silva em 2002: ‘Chegaremos a 11 milhões de turistas entre 2004 e 2008.’ E, apesar do crescimento econômico, da Copa de 2014 e das Olimpíadas, estamos, ainda, quase 15 anos depois, no mesmo patamar. Menos de sete milhões de turistas estrangeiros”, constata Godefroit para, em seguida, falar sobre o potencial do mercado de luxo na hotelaria brasileira.
O setor privado está fazendo o que pode para mudar este quadro. Vejamos pelo próprio conjunto de artigos aqui apresentados, além do já citado.
Luiz Gastão Bittencourt, vice-presidente da CNC que está à frente do processo de retomada do Sesc e Senac do Rio de Janeiro, mostra como o multiculturalismo do estado pode ser explorado como fator de interiorização do turismo. Danilo Santos de Miranda, o respeitado diretor-geral do Sesc São Paulo, conta o excelente trabalho da instituição na promoção do turismo socialmente inclusivo, educativo e estruturante.
Respeito à natureza e sustentabilidade estão na base dos hotéis que compõem os chamados Roteiros de Charme, outra frente com ótimas perspectivas, conforme o relato de Helenio Waddington. Já o presidente da Bourbon Hotéis & Resorts, Alceu Vezozzo Filho, escreve sobre as condições para a retomada do crescimento interno no setor, com o câmbio favorável e os investimentos que foram feitos para os grandes eventos, tanto em infraestrutura como em qualificação.
Um testemunho do quanto o turismo representa oportunidades, com impacto em outras áreas, é o artigo de Leila Malvezzi Bueno, mostrando a importância da arquitetura na potencialização das experiências vividas nos espaços dos eventos presenciais. A relevância que o setor de eventos vem ganhando é a base também do artigo de Marta Rossi.
O artigo que fecha a edição é igualmente valioso. Ney Huberto Neves mostra como promover marcas e serviços internacionais no Brasil.
O turismo brasileiro quer e precisa de dias melhores. Mas não fica esperando acontecer, vai à luta. Só falta alguns setores do governo e do Legislativo darem a atenção que o setor merece
Boa leitura!