Turismo: Cenários em debate – Impactos da economia colaborativa

Compartilhe:

Ao traduzir o compromisso histórico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com as empresas do segmento de Turismo, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação debate e encaminha, de forma propositiva e qualificada, questões que buscam proporcionar um ambiente de negócios favorável ao crescimento do setor e desenvolvimento do País.

Como qualquer segmento dinâmico e propício à inovação, o Turismo é impactado por diversos fatores. Um deles é o crescimento de serviços por plataformas digitais que, amparado pela tecnologia, ultrapassa a regulamentação existente, trazendo questionamentos sobre a necessidade de se garantir equidade, equilíbrio e justa concorrência com a economia tradicional.

Nesse sentido, o Cetur põe em prática a missão maior da CNC, que é assegurar às empresas condições para crescer e desenvolver a sociedade, ao debater um tema que tem impactado fortemente a economia formal: os novos modelos de negócios baseados na inovação disruptiva.

Em 2017, o Conselho envolveu nesse debate diversos segmentos da atividade turística, com a participação de entidades representativas do setor, intelectuais e sociedade. Esta publicação reúne a multiplicidade de vozes e opiniões que tiveram espaço nos seminários sobre os impactos da economia colaborativa na hospedagem, na alimentação fora do lar, nos transportes e nas agências de viagem. Mais ainda: para além do debate, esta publicação elenca ações e recomendações de posicionamento para o mercado, bem como contribuições para o desenvolvimento de políticas públicas no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo.

Por meio das iniciativas como as que constam do presente documento, o Cetur/CNC ressalta a importância de, em um ambiente de negócios saudável, balancear as disrupções com a realidade das empresas formais do Turismo, que englobam mais de 60 segmentos, pagam tributos, geram empregos e renda para o País. Ao agir assim, reafirma seu papel de fórum empresarial qualificado para o debate e a formulação de proposta para o incremento do turismo.

Leia também

Rolar para cima