Os grandes eventos esportivos – Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016 – constituem-se em dois marcos para o turismo brasileiro.
A importância vai muito além da esfera das competições, pois a complexidade e os desdobramentos da organização de eventos dessa natureza exige uma mobilização de esforços e de recursos que repercutem em
toda a economia.
A atenção dada pelos veículos de comunicação de todo o mundo, com a divulgação massiva de informações, funciona como uma vitrine para que se possa conhecer um pouco mais os atrativos e as características geográficas e culturais do país-sede.
Um grande número de eventos relacionados é realizado, e não apenas no momento das competições, mas já na fase de preparação. E esse rico mercado, o de organização de eventos, é um dos mais favorecidos, sem dúvida.
A revista Turismo em Pauta, em mais uma edição temática, abre espaço para que alguns dos nomes mais expressivos do setor lancem luz sobre esse importante mercado, que vem experimentando uma franca evolução.
Rico em atrativos turísticos e culturais, com uma economia sólida, apesar dos percalços conjunturais, gerando uma forte demanda na área de turismo de negócios, o Brasil precisa se concentrar em tirar o máximo proveito das oportunidades que se apresentam.
Para a CNC, pensar o turismo é refletir sobre os meios de fomentar esse segmento fundamental da nossa economia. O Brasil tem muito a ganhar com o empenho do governo e dos empresários na busca das melhores soluções para destravar de vez o setor.
Boa leitura!