Esta edição da Turismo em Pauta reúne artigos que apresentam um panorama das potencialidades, dos desafios e das necessidades do setor de eventos.
Nessa faixa do promissor mercado do turismo atuam empresas que veem uma crescente demanda por seus serviços, seja no lazer e entretenimento, no segmento de negócios, no turismo social ou no esportivo. Mas a expansão e a consolidação desse mercado vão depender do cumprimento de alguns pontos que precisam estar no radar de todos.
Uma das questões identificadas é a necessidade de uma autorregulamentação que garanta um crescimento equilibrado, sustentável do setor. E com relações mercadológicas que assegurem a estabilidade financeira dos empreendimentos, de um lado, e a satisfação dos consumidores, de outro.
Nesse aspecto, a realização dos grandes eventos esportivos que se aproximam é, mais uma vez, uma grande chance a ser aproveitada. O atendimento às demandas a serem geradas precisa estar associado a uma visão estratégica dos empresários e do governo, de forma a encontrar respostas para a grande questão que se coloca: como ficaremos em 2017?
Na realidade, essa preocupação deve nortear o pensamento e a ação não apenas dos que atuam no setor de eventos, mas também daqueles que integram as demais cadeias produtivas do turismo.
A Copa e os Jogos Olímpicos passarão, mas nada será como antes.
Ou será?
Boa leitura!