O turismo é uma importante atividade econômica, em todo o mundo, gerando trabalho, renda e desenvolvimento social. Mas também se afirma como ciência, dada a importância do ensino, da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento da atividade turística. Como campo de estudo, demorou a ser reconhecido pela ciência, talvez por sua ligação intrínseca com o lazer, o momento do ócio, o que gerou passivos sociais e ambientais. A economia foi a primeira ciência a pesquisar a atividade, para entender os benefícios financeiros e sociais que dela poderiam advir, seguida pela geografia, que procurava estudar os impactos territoriais, como explicam os docentes da Universidade das Ilhas Baleares.
No século XXI, o turismo se torna atividade das massas, e aumentam as exigências pela qualidade nos serviços e pela oferta de diferenciais indispensáveis para afirmar um destino entre as opções concorrentes. É a hora do turismo, inclusive como ciência, alcançar a maturidade, para atender a essas demandas. E a educação, desenvolvida de forma simbiótica entre a academia e o mundo empresarial, é uma aliada indispensável para dar conta desse desafio.
Esta edição da Turismo em Pauta é fruto da parceria com Confederação Pan-Americana de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (CONPEHT), que valoriza a profissionalização e a qualificação da atividade turística e reúne instituições de ensino dos países do Continente Americano. Todos os artigos da publicação foram selecionados pela CONPEHT e escritos por professores e alunos que mostram que a formação e o censo crítico são essenciais para o desenvolvimento de qualquer setor econômico.
Boa Leitura!