Turismo e gastronomia andam juntos. Não é exatamente uma surpresa, uma vez que comer e beber fazem parte das necessidades básicas do ser humano, não importa de onde ele seja. A surpresa fica por conta do desenvolvimento dos dois segmentos. O turismo se expandiu, ganhou novas fronteiras, sobretudo no Brasil, diante do crescimento econômico dos últimos anos. A gastronomia evoluiu, saiu dos berços mais nobres para encontrar pessoas de todas as classes sociais dispostas a experimentar novas receitas, transformando o preparo dos alimentos numa verdadeira arte.
Uma vez unidos, o potencial do turismo e da gastronomia é enorme. Cada vez mais os turistas se tornam mais exigentes na prestação de serviços; e não é para menos: é deles que depende o contínuo desenvolvimento dos setores.
Por isso, a preocupação legítima do Conselho de Turismo da CNC com o desenvolvimento do Turismo Gastronômico levou a esta edição da Turismo em Pauta, recheada de artigos elaborados por quem sabe o ponto certo da receita e conhece bem o prato que será servido.
Os desafios do setor ainda são muitos. Mas com um Brasil de cardápio variado, com temperos e ingredientes tão cobiçados mundo afora, encontrar a melhor receita para esses desafios não deve ser tão difícil.
Boa leitura!