Turismo em Pauta – 8

Compartilhe:

O turismo é um forte fator de desenvolvimento econômico, social, humano. É por isso que as oportunidades que o Brasil terá nesse campo precisam ser aproveitadas da melhor forma, com a mobilização do governo e de toda a sociedade.

O legado que a preparação adequada para os megaeventos pode deixar, se for construído de forma consistente, poderá ajudar a garantir a sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro em várias frentes.

Em paralelo aos grandes desafios da infraestrutura, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, chama a atenção para um tipo de legado nem sempre facilmente contabilizado, mas que está diretamente relacionado ao profissionalismo das atividades da cadeia turística: o legado social.

A qualificação profissional, diz Gastão Vieira, está no topo da lista de prioridades do seu ministério. A hospitalidade inata do povo brasileiro pode e deve ser aprimorada, com ações bem estruturadas e coordenadas, voltadas para uma verdadeira educação para o turismo.

É certo que um país bem preparado para receber turistas conta com uma infraestrutura adequada, sistemas de transporte eficientes, bons hotéis. Mas sem profissionais treinados para bem receber os visitantes tudo isso cai por terra. Daí a importância da prioridade reafirmada pelo ministro em um dos artigos que compõem esta edição da Turismo em Pauta, que o Conselho de Turismo da CNC tem a satisfação de apresentar.

Boa leitura!

Leia também

Rolar para cima