Sumário Econômico – 1653

Compartilhe:

Condições da economia diminuíram confiança dos empresários do comércio em janeiro de 2021 – O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 105,8 pontos em janeiro deste ano. O dado, segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi influenciado basicamente por dois dos três dos seus componentes: Condições Atuais do Empresário do Comércio (-5,8%) e Expectativas do Empresário do Comércio (-2,3%). No contexto de diminuição do Icec, o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio procurou identificar como a conjuntura econômica incidiu objetivamente sobre a empresa, o setor e a economia nacional na percepção do empresário. Diferentemente, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio refletiu a visão empresarial acerca do futuro em decorrência do peso da conjuntura sobre a empresa, o setor e a economia. No bojo das avaliações da pesquisa da CNC, em adição ao que foi apresentado até aqui, tem-se a cautela do consumidor com relação a maiores gastos de consumo de bens em janeiro, ainda a pandemia e a falta de vacinação em massa, o mercado de trabalho retomando a geração de empregos, o incremento do e-commerce e a necessidade crescente de se incorporar tecnologia na organização produtiva – dois fatores determinantes cada vez mais a fim de que empresas se reestruturem e possam sobreviver.

Conceitos básicos do open banking – Após o sucesso de adesão ao Pix, meio de pagamento instantâneo elaborado pelo Banco Central, a instituição está pronta para dar prosseguimento ao open banking. Ele consiste em um sistema de compartilhamento de informações, serviços e produtos do sistema financeiro, sempre com a permissão prévia do usuário. Sendo proibida a cobrança pelo compartilhamento, já os serviços agregados podem ser cobrados e seguem as normas do sistema financeiro. Outro benefício é que as instituições financeiras poderão atuar de forma mais ampla, aumentando a competição e dando espaço para participantes menores. Esse sistema também pode ser considerado como uma forma de fomentar a inovação e incrementar a iniciativa privada, até ela se tornar mais relevante que a iniciativa pública para o mercado financeiro.

Kiki Robot – Não há dúvida de que a relação entre a sociedade e a tecnologia está cada vez mais intensa. Ferramentas tecnológicas estão presentes em praticamente todas as áreas da vida humana, e a robótica, em especial, vem assumindo um importante papel nesse contexto. A ampla gama de aplicações desse tipo de
tecnologia promove diversos benefícios. O uso da robótica em atividades que demandam alta precisão, como cirurgias médicas, é de extrema valia. A intensificação da interação humano-máquina, entretanto, apresenta potenciais desvantagens. O apego excessivo a esses recursos robóticos pode ter efeitos negativos sobre o usuário, como dependência emocional, além de existir o risco de que os relacionamentos com os companheiros robôs representem substitutos de vínculos com pessoas ou outros seres vivos. Portanto, mesmo com ressalvas, a crescente atuação da robótica na sociedade torna cada vez mais evidente a sua influência na vida das pessoas e nas esferas social e econômica. Logo, pode-se dizer que os avanços tecnológicos caminham para a humanização da tecnologia, sendo imprescindível o alinhamento dos anseios sociais, econômicos e ambientais, a fim de maximizar o seu potencial positivo na sociedade.

Leia também

Rolar para cima