Intenção de Consumo das Famílias recua, mas nível de consumo atual continua em alta – O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou o patamar de 74,2 pontos em fevereiro deste ano, maior resultado desde maio de 2020 (81,7 pontos). Contudo, mesmo com essa recuperação, foi o pior mês de fevereiro da série histórica, e o índice permaneceu abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde abril de 2015 (102,9 pontos). Após o ajuste sazonal, a série apresentou a primeira queda mensal, de -0,6%, após cinco meses consecutivos de alta. Em relação a fevereiro de 2020, houve retração de -25,3%, a décima primeira redução nessa base comparativa. Ainda em fevereiro, mesmo com as quedas em alguns subíndices, as famílias apresentaram fatores positivos que corroboram uma percepção de melhora nas condições de consumo. Entretanto, os ambientes econômico e político ainda geram incertezas, exigindo cautela dos consumidores.
Varejo supera perdas em 2020, mas queda histórica das vendas em dezembro preocupa – No ano passado, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 1,2% em relação a 2019, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada em 10/02 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE). Esse foi o menor avanço anual desde 2017 (+0,3%), quando o País tentava superar a recessão do biênio 2015-2016. Além dos segmentos especializados nas vendas de itens essenciais, como hiper e supermercados (+4,8%) e artigos farmacêuticos (+8,3%), em um ano tão atípico para o setor, ramos voltados para o consumo doméstico, como materiais de construção (+10,8%) e móveis e eletrodomésticos (+10,6%), se destacaram positivamente. Por outro lado, o faturamento real das lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-22,7%) e dos postos de combustíveis (-9,7%) sofreram com a queda na circulação de consumidores. O estrago sobre as vendas foi imediato. Na comparação com novembro, as vendas recuaram em média 6,1% – maior queda para meses de dezembro na série histórica da pesquisa –, com os dez segmentos pesquisados apresentando quedas em relação ao mês anterior.
Programe Seu Futuro – O Senac Nacional, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a associação Meu Futuro Digital (MFD), desenvolveu e colocou à disposição das empresas e dos jovens aprendizes desde o ano passado o programa Programe Seu Futuro. O Programe Seu Futuro tem alcance nacional, aproveitando a capilaridade do sistema educacional do Senac através das suas unidades regionais. Assim sendo, o Programe Seu Futuro pode ser acessado em todas as unidades da Federação mais o Distrito Federal. Para isto, o endereço web é https://programeseufuturo.senac.br/. De acordo com a programação do curso, o aluno irá aprender conteúdos bastante atuais, voltados ao ambiente corporativo e com foco também no mercado de trabalho, a fim de combinar o conhecimento adquirido com a aplicação na empresa.
Oportunidades de investimento – O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus, fato que, dentre suas consequências, gerou perturbações na economia mundial. No Brasil, o período crítico ocorreu entre março e maio, quando foram impostas as medidas de lockdown. No primeiro momento, as taxas de recuperação das vendas apresentaram um comportamento elástico, mas, passado esse período, se estabilizaram, representando a acomodação da produção industrial e das vendas do comércio. Enquanto muitas empresas tiveram que reformular
suas estratégias de negócios, algumas se viram diante de oportunidades de crescimento. Este é o caso do setor de tecnologia, devido à maior demanda por meios remotos de comunicação, além de ferramentas de informática, a fim de atender às necessidades de reuniões on-line, home office e plataformas de entretenimento.