Rio Grande do Sul terá uma Orquestra Jovem do Sesc

Compartilhe:

O Rio Grande do Sul terá uma Orquestra Jovem do Sesc. O anúncio foi feito pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, durante o lançamento da 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, na noite de 04 de julho.

Projeto que une educação musical e inclusão social ao oferecer cursos de instrumentos e prática de conjuntos para adolescentes, o Sesc Orquestra Jovens foi criado em 2004 e está presente, atualmente, no Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. No RS, ele está sendo estruturado, como projeto-piloto, em Pelotas, com a expectativa de ser expandido para outras cidades.

A projeção é de que, ao longo dos próximos meses, sejam preparadas as salas e efetivada a compra dos instrumentos para que, entre fevereiro e março de 2024, seja lançado edital para a captação dos alunos. “Este projeto tem o objetivo de ampliar a atuação sociocultural na cidade de Pelotas, sistematizando um programa formativo de educação musical. É uma novidade que é motivo de muito orgulho para todos nós”, comemorou Bohn.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 04 de julho, noite que marcou o lançamento de mais um Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. A cerimônia aconteceu no prédio do futuro Centro de Tecnologia da Faculdade Senac Pelotas, com a presença da imprensa, convidados e autoridades como a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas e vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella, e o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli.

O Festival vai acontecer entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2024. Com a oferta de bolsas parciais e integrais, vai oportunizar o aperfeiçoamento dos participantes com uma seleção de 46 professores renomados, vindos de diferentes partes do mundo. Alemanha, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Polônia, Portugal e Rússia integram as nacionalidades do quadro de especialistas. Além das formações, dezenas de apresentações culturais gratuitas de alunos, professores e músicos convidados acontecerão em diferentes espaços públicos da cidade. Saiba mais em  no site www.sesc-rs.com.br/festival

Leia mais

Rolar para cima