Fecomércio-RS realiza reunião de Diretoria com a presença governador Eduardo Leite

Compartilhe:

A reunião de Diretoria da Fecomércio-RS recebeu, nesta quinta-feira (16/03), o governador do Estado, Eduardo Leite e o Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Na ocasião, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, entregou ao governador a Agenda Institucional da Fecomério-RS, com destaque para pautas de infraestrutura e transportes. “Esse material foi fruto de um trabalho de nossas reuniões regionais com os sindicatos”, explicou.

Além disso, gerente do Núcleo Jurídico Tributário (NJUR), Tatiane Correa, entregou uma sugestão de projeto de transição para as empresas que migram do Simples Nacional para o regime de tributação geral. “A nossa proposta sugere minimizar esse impacto por meio de alíquotas regressivas de ICMS para as faixas logo acima do teto do Simples”, explica.

O governador Eduardo Leite fez uma apresentação, fazendo uma retomada da gestão anterior e falando sobre o novo ciclo. “No primeiro governo, colocamos as contas em dia. Agora, neste novo momento, o nosso foco é a performance do governo. Somos a continuidade, mas isso não gera continuísmo. É necessário que, constantemente, se faça uma revisão dos processos”.

Leite, relembrou da crise fiscal e da pandemia e como uma forte agenda de reformas auxiliou a enfrentar o difícil cenário. Destacou os resultados positivos, como o pagamento de dívidas históricas na área da saúde, redução da burocracia, equilíbrio fiscal, investimentos em rodovias, além de parcerias e atração de investimentos privados para obras de infraestrutura, mobilidade, saneamento, segurança e lazer. Mas, o governador lembrou que o cenário fiscal do Rio Grande do Sul ainda é delicado e merece atenção, citando que a dívida e o déficit previdenciário se mantêm críticos, ainda mais com a queda brusca de receitas e manutenção do patamar de despesas.

Para finalizar, Leite apresentou as prioridades do Governo na dimensão social, como educação, saúde e combate à pobreza; prioridades econômica e ambiental, como apoio ao agronegócio, a agricultura familiar, a inovação e sustentabilidade

Bohn agradeceu a presença do governador e a transparência nas ações desenvolvidas.

No encontro o consultor econômico da Federação, Marcelo Portugal, falou sobre reoneração do preço dos combustíveis, a Reforma Tributária e a falência do Banco do Vale do Silício (SVB).

Leia mais

Rolar para cima