Projeto da Fecomércio-DF aproxima empresários e embaixadores

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Empresários da capital federal terão a chance de iniciar ou fortalecer seus negócios com outros países em 2023. A Fecomércio-DF e o Instituto Jovem Exportador (IJEx) vão promover, a partir de janeiro, uma série de encontros com representantes estrangeiros em Brasília. Batizado de Café com o Embaixador, o projeto deverá abrir portas para que empreendedores e startups diversifiquem seus mercados e consolidem uma networking internacional.

A primeira edição do ano será com o embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, no próximo dia 26, no auditório da Federação do Comércio, das 9h às 11h, em Brasília.

Empresários interessados em participar devem adquirir o ingresso na página do IJEx. Já confirmaram presença marcas brasilienses que operam no Brasil com mais de 300 pontos de vendas em grandes redes de supermercados. Além delas, instituições e empresas de fomento à cultura de internacionalização de negócios do Brasil, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae Nacional, a Apex Brasil e os Correios.

O embaixador Adghoghi falará sobre parcerias bilaterais nas áreas do agronegócio, energia sustentável, turismo, tecnologia e inovação. Atualmente, o Marrocos é o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África, com representatividade de 8,3% no continente e de 0,52% no mundo.

Entre os produtos nacionais mais exportados ao Marrocos estão açúcar de cana, milho, trigo e centeio, pimenta Piper, café, carne de aves, tabaco, madeiras e derivados, amoníaco e outros produtos químicos, tecidos, máquinas, automóveis e equipamentos de transporte, entre outros. Já o Marrocos vende para o Brasil, principalmente, pescados, fertilizantes e materiais para sua fabricação, além de vestuário e peças para automóveis e aeronaves.

Intercâmbio

De 2016 a 2022, segundo dados do Ministério da Economia, o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Marrocos cresceu 271,9%. Em 2022, a troca entre os países aumentou 26% em relação a 2021 – passou de US$ 2,5 bilhões para US$ 3,1 bilhões.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avalia que o projeto amplia os horizontes para os empresários da capital. “Brasília é o local mais estratégico para firmar parcerias internacionais. Aqui estão mais de 200 representantes oficiais de países que possuem relação com o Brasil. Temos de aproveitar essa grande oportunidade de fazer com que os produtos brasilienses ganhem o mundo”, diz Aparecido.

Primeiros passos

Para o presidente do IJEx, Ronan Pires, “o Café com o Embaixador vem como proposta para, além da geração de novas oportunidades de negócios, criar uma comunidade ativa de empresas interessadas em dar os seus primeiros passos frente as oportunidades do mercado internacional”.

A primeira edição do projeto, realizada no dia 8 de dezembro de 2022, teve como convidado especial o ministro conselheiro da Embaixada da Coreia do Sul, GunHwa Kim. O diplomata fez uma apresentação sob o título Oportunidades entre a Coreia e o Brasil.

Texto: Fecomércio-DF

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