Chef do Senac-RR é indicado ao Prêmio Dólmã 2022

Compartilhe:

O chef e supervisor de eventos do Senac-RR, Hélio Araújo, está concorrendo ao Prêmio Dólmã, que destaca importantes profissionais da cozinha de todos os Estados brasileiros. A votação acontece on-line, até o dia 11 de agosto. O resultado será anunciado em uma cerimônia, no dia 12 de agosto, no município de Amapá.

O Prêmio Dólmã foi criado em 2012 para destacar os profissionais com suas ideias, temperos e particularidades dos Estados brasileiros. As categorias envolvem os representantes estaduais e nacionais, premiando um chef por estado.

Hélio Araújo é formado em gastronomia pelo Instituto Argentino de Gastronomia, foi instrutor de diversos cursos do segmento de gastronomia e turismo, além de possuir o título de Prochef’ pelo The Culinary Institute of America e também o título de Amigo da Cultura pelo Governo do Estado de Roraima, sendo ainda representante do Estado de Roraima no Festival Fartura Nacional, em 2021.

Para ele, o sentimento pela indicação foi de muita felicidade. “Muita alegria por poder contribuir para a gastronomia da Região Norte, com a valorização da cultura, turismo e ingredientes do nosso estado. Ser indicado diante de tantos nomes fortes no cenário local me faz sentir que os últimos 10 anos de trabalho estão sendo reconhecidos”, ressaltou Hélio.

Conforme o instrutor, Roraima é muito distante dos grandes centros comerciais do Brasil e do mundo. “Nosso estado é riquíssimo em ingredientes e sabores e preparos únicos como a damurida, o prato que é um dos nossos maiores expoentes, advindo da culinária indígena. Os nossos ingredientes representam a nossa cultura, a nossa memória afetiva e compõem a nossa identidade.”

Para ele, poder ter acesso tão próximo a tantos alimentos, como peixes, pimentas, farinhas e hortaliças da Amazônia, é uma vantagem que qualquer cozinheiro do resto do País gostaria de ter. “Nossos ingredientes e nossos preparos são a nossa marca; portanto, divulgar a culinária local é a nossa missão como profissionais e ao mesmo tempo uma forma de agradecimento a todos os povos e comunidades tradicionais que nos abençoaram com toda essa fartura”, finalizou Hélio.

As votações podem ser feitas on-line no site: 

Leia mais

Scroll to Top