Coletânea Turística – 2002

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Apresentação
Ficou, no passado não muito distante, a definição de que o Turismo era um setor secundário da Economia, parte ou complemento de atividades outras que concorriam para a formação do PIB, mas sem uma prioridade como política de governo. Hoje, o Turismo tem importância definida na economia mundial, movimentando somas astronômicas e gerando empregos e oportunidades de ocupação, com ganho real para milhões de atores, em todas as partes do mundo. O comércio de bens e serviços tem no Turismo fonte inesgotável de oportunidades para criar produtos de consumo interno e de exportação, agregando valor ao patrimônio natural, com resultados na melhoria da qualidade de vida das comunidades que se transformam em produto turístico. No Brasil, o inventário de produtos turísticos aponta mais de 1500 atrações, em todo o território nacional, potencial explorado, em muitas localidades, apenas com recursos da iniciativa privada, pouco visitadas por falta de financiamento ao consumidor de pacotes turísticos. Fiel às suas origens e finalidades, a CNC, há quase meio século, discute o turismo como ciência de resultados concretos para o crescimento da economia nacional, debatendo teses de conceitos turismológicos, ouvindo administradores dos governos federal, estadual e municipal, empresários e especialistas que, no seu Conselho de Turismo, expõem ideias e fazem propostas para o desenvolvimento desse importante segmento da Economia, fórum que, com o passar dos anos, transformou-se também numa sala de aulas frequentado por alunos dos Cursos de Turismo das mais conceituadas universidades do País. Assim, a Coletânea Turística de 2002 é um relatório que bem resume o volumoso trabalho desenvolvido pelo Conselho de Turismo da CNC, instrumento de consulta e informações que, certamente, muito pode contribuir para o conhecimento dos que estudam e se dedicam ao desenvolvimento do Turismo.

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