Construindo catedrais
A constatação pode parecer óbvia, mas nunca será demais repetir: não existe um sistema sindical forte sem bases
atuantes e capazes de exercer suas prerrogativas de representação de forma plena.
O Programa Atena, desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, nasceu justamente dessa premissa.
Nos últimos anos, o ritmo de transformação de cenários, processos e realidades do mundo empresarial tem sido tão acelerado que pode se tornar impossível acompanhar de forma adequada, se não houver preparação, planejamento e foco para alcançar os melhores resultados.
Para uma entidade sindical empresarial, o risco é o enfraquecimento da representatividade junto às empresas de um determinado setor. Ou seja, representar por direito, no papel, mas não tanto de fato.
E representar os empresários de fato e de direito, atuar em sintonia com suas necessidades, oferecer produtos e serviços que façam a diferença para eles, defender com excelência os interesses e as causas de cada setor, tudo isso é o que torna um sistema sindical forte, respeitado e legitimado pela adesão de uma base consistente.
Pela importância e pela oportunidade do tema, esta edição da CNC Notícias traz como reportagem de capa o Programa Atena, uma nova forma de a Confederação apoiar o desenvolvimento das federações e dos sindicatos do Sistema Comércio.
No conjunto de ações que estão sendo promovidas para tornar o Sistema Comércio cada vez mais próximo das necessidades das empresas e dos setores representados, o Atena constitui, sem dúvida, uma iniciativa de grande importância.
Afinal, sem uma base sólida e bem alinhada, não é possível construir catedrais.
Boa leitura!