Cetur/CNC participa de reunião promovida pela Federação Sul-Americana de Turismo em Foz do Iguaçu

Compartilhe:

Alexandre Sampaio, coordenador do Conselho de Turismo (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), participou, no dia 22 de novembro, em Foz da Iguaçu, do encontro da Federação Sul-Americana de Turismo (Fedesud), composta pela principal entidade nacional do setor da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela e cuja CNC, representando nosso país, faz parte.

A reunião ocorreu às vésperas do encontro semestral de ministros de Turismo do Mercosul, no qual estiveram presentes, além de Celso Sabino, Ministro do turismo do Brasil, as ministras Liz Cramer Campos (Paraguai) e Eliana Ampuero (Bolívia) e os ministros Matías Lammens (Argentina) e Tabaré Viera (Uruguai)

Durante o encontro da entidade do turismo do Mercosul, criada em 2018 a fim de promover a integração dos setores privados ligados ao setor, uma das principais questões levantadas foi o corredor turístico transnacional Caminho dos Jesuítas, patrimônio da Unesco, envolvendo cinco países. O projeto é apontado como um exemplo de oportunidade de atuação conjunta dos setores público e privado para a criação de inteligência turística, aliando todos os aspectos da sustentabilidade e da governança.

– É fundamental, como representantes da iniciativa privada de nove países sul-americanos, estarmos reunidos para promover e integrar o turismo na região, identificando pautas de interesse comum e encaminhando-as, de maneira conjunta, a todas as instâncias de governança no continente e também a organismos internacionais, como a OMT e a WTTC. Precisamos trabalhar coletivamente para aumentar nossa presença no mercado internacional, fortalecendo nossa imagem na Europa e Américas e expandindo de forma mais incisiva a atuação para os demais continentes, afirmou Alexandre Sampaio.

O coordenador da Cetur/ CNC, também esteve na reunião semestral de ministros do Turismo do Mercosul, presidida pelo Brasil, onde Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai assinaram a “Carta de Foz do Iguaçu”. Produzido pelo Brasil, o documento reúne esforços integrados dos países vizinhos para desenvolver o setor na região, a partir de ações e iniciativas sustentáveis.

As propostas da carta incluem a facilitação do trânsito de turistas nas fronteiras, a ampliação da conectividade aérea e a promoção turística conjunta em mercados internacionais, alinhada à marca “Visit South America”.

Leia mais

Scroll to Top