Fecomércio-PE traça estratégias para fortalecer o comércio em 2024

Compartilhe:

A Fecomércio-PE lançou, em 22 de abril, a Agenda Institucional do Sistema Comércio e a Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 2024. O evento reuniu autoridades e parlamentares na Casa do Comércio para apresentação das diretrizes estratégicas para o setor no próximo ano.

Elaboradas em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as agendas identificam as principais demandas do comércio pernambucano para o poder público. Entre elas estão a melhoria do ambiente de negócios, investimentos em educação e bem-estar, incentivo ao acesso ao crédito, Reforma Tributária e fortalecimento do comércio exterior.

“Os documentos também apresentam um plano de ação com propostas para políticas públicas que fortaleçam o empresariado local e atendam às necessidades da população”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

O lançamento contou com a presença de representantes dos poderes públicos, como o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maurício Laranjeira (representando a vice-governadora Priscila Krause), e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Florêncio (representando o prefeito João Campos); o o senador Fernando Dueire, deputados federais e estaduais, o vereador Marco Aurélio Filho, o procurador-geral de Justiça do MPPE Aguinaldo Fenelon, entre outros.

“Nosso objetivo é ser parceiro do poder público para construir um país e um estado que estimulem o crescimento do comércio, um dos setores que mais gera emprego e renda no Brasil”, ressalta Peixoto.

Incentivo ao empreendedorismo

Joana Florêncio destacou a importância do empreendedorismo para o Recife e para o Brasil, enfatizando a necessidade de políticas públicas eficazes. A secretária citou iniciativas como a Invest Recife, agência de investimento da cidade, e o programa Salto Tecnológico, que oferece consultoria e capacitação em tecnologia para pequenas empresas.

Representando a CNC, o assessor de Relações Institucionais Felipe Oliveira apresentou as agendas e enfatizou a importância do trabalho conjunto entre setores público e privado para o desenvolvimento do comércio, serviços e turismo, especialmente em Pernambuco, onde esses setores representam 75% do PIB. Oliveira anunciou ainda o lançamento de um documento sobre o desenvolvimento municipal, com foco no comércio e serviços, durante a próxima reunião da diretoria da CNC, em maio.

As agendas estão disponíveis para consulta nos seguintes links:

Leia mais

Scroll to Top