Coletânea Turística – 2000

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Apresentação
Ao instalar, em 10 de agosto de 1955, o seu Conselho de Turismo, a Confederação Nacional do Comércio incorporou à sua estrutura a unidade que se transformaria nos dias atuais no foro de convergência de todas as tendências acadêmicas e das diversidades empresariais do setor no Brasil. Criou, dessa forma, um organismo voltado para o estudo e discussão da problemática turística brasileira, da conjuntura internacional, do fenômeno e de atuação como ferramenta de vanguarda na observação, acompanhamento e estímulo da indústria de viagens e de turismo. Congregando talentos e atraindo a criatividade de ideias, reunindo lideranças e promovendo ações em torno dos seus objetivos, o Conselho hoje é um polo aglutinador de iniciativas voltadas para a ampliação dos conhecimentos e para o aprendizado constante, caminhos que levam à consolidação do turismo como peça essencial à expansão econômica e cultural brasileira. Essa ação renovadora e construtiva do Conselho encontra respaldo na importância alcançada pelo turismo no processo do nosso desenvolvimento econômico, que, segundo números recentemente divulgados pela Embratur, contabiliza ingressos em 1999 da ordem de US$ 4 bilhões, transformando a atividade no terceiro item da balança comercial do País. A COLETÂNEA TURÍSTICA 2000, ora divulgada, é a síntese desse esforço da contribuição da CNC ao turismo nacional.

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