O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, participou, por meio de mensagem de vídeo, da abertura do 3º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior – Emex 2023, nesta quarta-feira, no auditório da CNC, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o hub Mulheres no Comex, tem o patrocínio da Confederação.
O presidente da AEB, José Augusto de Castro, destacou o momento especial proporcionado pelo encontro, o primeiro realizado pela Associação de forma presencial desde o início da pandemia. “No ano passado, ainda de forma virtual, tivemos mais de mil participantes, este ano estamos próximos deste número, contando os 150 presentes inscritos e os participantes de forma remota”, disse José Augusto. “É uma satisfação ver que a semente plantada por nós em encontros anteriores está dando resultados e, talvez, até contribuindo para estimular outros eventos voltados para mulheres”, completou. O tema deste ano é “Mulheres, de empreendedoras a exportadoras”.
Na mensagem de vídeo exibida em seguida, José Roberto Tadros disse que valorização do papel das mulheres na área empresarial não é apenas uma questão de justiça, mas o reconhecimento de que a competência e o talento femininos fazem a diferença no mundo dos negócios. “Na CNC, temos apoiado iniciativas e promovido ações baseadas no crescente protagonismo feminino”, afirmou o presidente da CNC, lembrando que, em 2022, a Confederação inaugurou a Câmara das Mulheres Empreendedoras do Comércio. “Parabenizo a AEB, na figura de seu presidente, José Augusto de Castro, por mais essa iniciativa que reflete a visão de quem realmente pensa no desenvolvimento deste importantíssimo setor da nossa economia. E é impossível pensar nesse desenvolvimento sem a fundamental contribuição das mulheres”, saudou Tadros, que é também presidente de honra da AEB.
O Emex tem como propósito apoiar e incentivar mulheres que atuam no comércio exterior, ao compartilhar informações técnicas da área, além de fomentar o empreendedorismo, por meio da geração de negócios e parcerias com entidades que participam do Comércio Internacional.
Em 2021 e 2022, por conta da pandemia, o encontro foi realizado somente de forma virtual. A programação deste ano foi composta de 10 painéis, um deles com a economista da CNC Izis Ferreira, sobre a importância do comércio exterior para a inserção da mulher no mercado de trabalho formal.