Bernardo Cabral é homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas na CNC

Compartilhe:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sediou, nesta sexta-feira (04/10), no Rio de Janeiro, uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em homenagem a Bernardo Cabral, o relator da Constituição de 1988 que, além de deputado, foi senador, ministro de Estado e, atualmente, é consultor da Presidência da CNC. A agenda marcou a criação pela Aleam da condecoração que leva o nome de Cabral, um dos nomes mais representativos do cenário político e acadêmico brasileiro, que teve papel central na redemocratização do País.

Cabral foi a primeira personalidade agraciada com a Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral e, durante a agenda, recebeu ainda a Comenda Jornalista Phelippe Daou. Ambas as condecorações foram criadas pela Aleam para homenagear nomes que deram relevante contribuição para o Estado do Amazonas, associando-se ao seu desenvolvimento e a temas sociais e de preservação ambiental.

Tadros presta homenagem ao senador Bernardo Cabral em solenidade da Aleam realizada na CNC

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, também amazonense e amigo de infância de Cabral, o ex-ministro ganhou o coração dos brasileiros. “Você nos deu a carta de alforria para que o Brasil voltasse a ser um país justo e desenvolvido”, apontou Tadros, referindo-se à participação de Cabral na formulação da Constituição de 1988, época em que era relator da Assembleia Constituinte. “Agradeço por tudo que você fez pela nação e por exaltar o nome do Amazonas”, completou o presidente da Confederação.

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, o homenageado Bernardo Cabral e o deputado Deputado Álvaro Campelo, autor da propositura da Medalha do Mérito Jurídico Ministro José Bernardo Cabral.

A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade, e contou com a presença de diversos nomes de importância para o Estado e para o ex-ministro, entre eles o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; a cônsul-geral de Portugal no Rio, Gabriela Soares de Albergaria; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches; o presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Francisco Amaral; e o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, enviou uma mensagem de vídeo para homenagear Cabral.

Ministro do STF, Luiz Fux, relembrou a trajetória de sucesso de Bernardo Cabral

Levando consigo uma foto do pai e explicando que ele também gostaria de estar ali homenageando o jurista amazonense, o ministro Luiz Fux relembrou a trajetória de sucesso de Bernardo Cabral. “Estou aqui na qualidade de amigo e em nome de tantos juristas do País. Essa é a história de um homem cassado pela ditadura que se tornou relator da Constituição. Um homem que, como todo amazonense, é corajoso e sabe o valor das obras humanas. Você merecia uma estátua no Amazonas, Bernardo!”, declarou o ministro do STF.

Ao fim da agenda, visivelmente emocionado, Bernardo Cabral agradeceu aos presentes e também à mudança da agenda para o Rio, cidade onde mora. “Não digo que não mereço essa celebração, pois seria uma desfeita. Então, agradeço com muita honra a todos vocês. As homenagens valem por quem as outorga. Por isso, meu júbilo é amazonense, muito grande”, concluiu o ex-ministro, que leu ainda um poema de Fernando Pessoa durante seu agradecimento.

Confira aqui as fotos da Solenidade

Leia mais

Scroll to Top