Abertura da I Conferência Nacional das Classes Produtoras (CONCLAP), em Teresópolis (RJ), reunindo cerca de 700 empresários e representantes de sindicatos dos setores do Comércio, Indústria e Agricultura do país.
Publicado o documento resultante da I CONCLAP, um raio x da situação sócio econômica do país, com objetivos básicos e aspirações fundamentais para o crescimento do Brasil. Um documento histórico das classes empresariais brasileiras.
Realização da Assembleia Constituinte da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com a presença dos líderes de oito federações do comércio, sob a condução de João Daudt d’Oliveira, na Rua da Alfândega, n° 107, 1° andar, Rio de Janeiro (RJ).
A CNC foi reconhecida pela Presidência da República no Decreto-Lei n. 20.068, firmando-se, assim, como a entidade máxima do empresariado comercial brasileiro.
Em solenidade realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, João Daudt d’Oliveira toma posse na presidência da CNC.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi criado pelo Decreto-Lei nº 8.621. O Senac foi a primeira instituição criada pela CNC como resultado do manifesto em favor da justiça social, marcando o lançamento da “Carta da Paz Social” à nação. Clique aqui para ver o decreto.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado pelo Decreto-Lei n° 9.853, instituição voltada aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, a quem destina prioritariamente suas ações nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
Clique aqui para ver o decreto.
Brasílio Machado Neto assume a presidência da CNC, permanecendo até 1954. A entidade passa a funcionar na Rua da Candelária, 9, 9° andar, no Rio de Janeiro. Em 1956 Brasílio assume novamente a Presidência da entidade permanecendo até 1958.
Criação do Conselho Técnico para assessoramento da CNC, composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, atualmente denominado Conselho de Notáveis.
João de Souza Vasconcelos assume a presidência da CNC, para uma gestão que se encerrou em 1956.
Criação do Conselho de Turismo da CNC, reconhecendo
a atividade com um dos caminhos mais efetivos para o desenvolvimento social e econômico do País. O Conselho foi formado por autoridades e personalidades importantes para o segmento no país.
A CNC muda sua sede no Rio de Janeiro para a Av. General Justo, 307.
Após renúncia de Brasílio Machado Neto, Charles Moritz, então segundo vice-presidente da entidade, assume o cargo. Em
1960, a Diretoria da CNC elege Moritz para um novo mandato.
Inaugurado o Hotel Senac Grogotó, em Barbacena
(MG) pela Hidrominas, órgão do governo do estado. A partir de um convênio com o Senac, passou a ser o primeiro hotel-escola da América Latina - um marco na história da hotelaria brasileira.
Inauguração do Restaurante Senac Curitiba, o primeiro restaurante-escola do país.
Jessé Pinto Freire assume a presidência da CNC. Ele permaneceu à frente da entidade até 1980, ano de seu falecimento.
No Dia do Comerciante, é realizada a primeira edição do Troféu “O Mascate”, honraria criada pela CNC para premiar profissionais de destaque no comércio. O primeiro a recebê-lo foi Giulite Coutinho, presidente da Associação de Exportadores Brasileiros à época. Desde então, 37 pessoas já foram agraciadas com o troféu.
A CNC participa da Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.
A sede da CNC em Brasília (DF) passa a funcionar em imóvel próprio no Setor Comercial Sul, quadra 2, bloco C, no 227, Edifício
Presidente Dutra.
O presidente da CNC, Jessé Pinto Freire, lidera o XXIV Congresso Mundial da Câmara de Comércio Internacional do Rio de Janeiro.
A CNC lança prêmio para estimular e reconhecer a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção: a Ordem Nacional do Mérito Comercial, concedida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras.
Em virtude do falecimento do presidente Jessé Pinto Freire, Antonio Oliveira Santos assumiu o comando da CNC. Ele foi reeleito sucessivas vezes e permaneceu na presidência da entidade até 2018,
tornando-se posteriormente Presidente de Honra da instituição até 2023, ano de seu falescimento.
O Sesc São Paulo é nomeado membro do Bureau International du Tourisme Social (Bits) - tornando-se a primeira organização das Américas a integrar a entidade.
Criação da assessoria da CNC junto ao Poder Legislativo (futura APEL), participando de audiências públicas e contribuindo com parecer técnicos.
Antonio Oliveira Santos integra a comitiva do presidente da República, João Batista Figueiredo, a países europeus. No mesmo ano, representa a CNC na missão econômica do Brasil ao sudeste asiático e ao Oriente Médio, ao lado do economista Ernane Galvêas, Ministro da Fazenda à época.
Antonio Oliveira Santos preside a cerimônia de posse do Conselho Consultivo da UBE, criado para colaborar na composição da Carta Magna.
Senac inaugura o seu primeiro curso superior: Tecnologia em Hotelaria.
Com a presença do corpo diretivo da CNC, dos presidentes de todas as federações (40) e de 456 dos 700 sindicatos patronais do comércio brasileiro à época, foi debatido o destino do sindicalismo no setor. Emitida resolução da CNC que criava a Comissão de Enquadramento e Registro Sindical do Comércio (Cersc).
Os Grupos Empresariais de Assessoramento (GEA) passam a
ser denominados Câmaras de Comércio. As primeiras criadas
são a Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) e a Câmara Empresarial de Turismo (CET).
Criação da TV Senac, posteriormente Rede Sesc-Senac de Televisão e, hoje, Sesc TV, com programação voltada para assuntos de cultura e lazer.
Inauguração da Estância Ecológica Sesc Pantanal, situada nos municípios matogrossenses de Poconé e Barão de Melgaço – maior projeto privado de conservação do Brasil.
Com a presença do presidente da
República, Fernando Henrique Cardoso, foi inaugurado o Edifício da CNC em Brasília (DF). Na ocasião, aconteceu a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da CNC para o triênio 1998-2001.
CNC lança endereço oficial na internet, atual portaldocomercio.org.br.
Criação do projeto Mesa Brasil pelo SESC, rede nacional de arrecadação e distribuição de alimentos, com o objetivo de combater a fome e a desnutrição no país.
Ministério da Educação concede credenciamento para o Senac oferecer cursos de pós-graduação
lato sensu à distância. Para atender à demanda, foi criada a Rede EAD Senac.
Início do primeiro ano letivo da Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro (RJ). A escola foi fundada por iniciativa de Antonio Oliveira Santos.
Primeira reunião ordinária da Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC-Sesc-Senac (Renalegis). Início do funcionamento oficial da Rede nas ações no Poder Legislativo.
Lançado o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Previsto no Plano Estratégico 2007-2020, o PDA promove ações de desenvolvimento das entidades sindicais para o fomento ao associativismo.
Lançamento do Programa ECOS, Programa de Sustentabilidade
CNC-Sesc-Senac, que promove ações
sustentáveis nos pilares econômico, social e ambiental, tendo por base os Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), integrando CNC, Federações, Sesc e Senac.
Lançamento do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), pesquisa mensal realizada pela CNC para avaliar as expectativas dos empresários quanto à economia e ao setor.
Conselho de Turismo (CTUR) passa a denominar-se Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR)
Eleição da Diretoria da CNC
para o mandato 2018-2022.
A chapa, liderada por José Roberto Tadros, recebeu 24 dos 28 votos válidos. Dr. Tadros assumiu a presidência da CNC, com mandato até 2022. Em seu discurso, destacou a defesa da liberdade para empreender, a necessidade de reformas estruturais, como simplificação tributária, e o fortalecimento do Sistema CNC-Sesc-Senac para ampliar ações sociais e educacionais.
Lançamento da campanha #euvalorizo, que resultou na adesão de mais de 1 milhão de pessoas ao abaixo-assinado pelo fortalecimento
do Sistema Sistema CNC-Sesc-Senac.
Lançamento da campanha em rede nacional com orientações aos empresários para a superação da crise provocada pela pandemia
e, também, com as ações e as entregas realizadas pelo Sistema.
Lançamento da Universidade Corporativa do Sistema CNC, plataforma virtual de aprendizagem para desenvolver as competências dos profissionais e líderes que compõem as entidades sindicais do Sistema Comércio.
A CNC é certificada pela consultoria global Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro. A certificação foi repetida nos anos seguintes, até 2025, quando a CNC buscou novo reconhecimento junto à Fundação
Instituto de Administração (FIA), instituição renomada internacionalmente, cooperada com a Universidade de São Paulo (USP), o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar
Lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio - instrumento estratégico de gestão de iniciativas, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo, que estimulem o crescimento e o fortalecimento dos setores representados pelo Comércio de Bens, Serviços e Turismo sobre os temas prioritários para a modernização e o desenvolvimento
do Brasil. A Agenda Institucional tornou-se uma ferramenta permanente e colaborativa.
Inauguração do escritório comercial da CNC em Portugal com foco na ampliação das oportunidades de negócios do setor terciário e de intercâmbio com a Europa e com o mundo. Esta era uma demanda da Câmara Brasileira do Comércio Exterior
(CBCex). A inauguração do escritório internacional no World Trade Center (WTC) Lisboa rendeu à entidade o Jacaré de Bronze do Prêmio Caio, na categoria Evento Corporativo Cliente. A premiação é reconhecida nacionalmente como o Oscar dos Eventos.
Ameaça de corte da Embratur.
Realização de evento com personalidades globais para explorar insights sobre política e economia. Entre os convidados, o ex-Presidente do Brasil Michel Temer e o ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido, Tony Blair.
Realização da primeira edição da Semana S, megaevento simultâneo que mobilizou todo o país entre os dias 11 e 18 de maio com uma extensa programação de serviços à população que levou educação, saúde, cultura, lazer e cidadania aos brasileiros.
Maior evento do setor terciário no país, com mais de 1,2 milhão de pessoas impactadas pelas ações, a Semana S abriu a celebração dos 80 anos da CNC.
© 2025 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)