
O 17ª Live Latin American Community for Corporate Travel & Events Experience (Lacte) contou com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e teve realização nos dias 8 e 9 de março, no WTC Events Center, em São Paulo.
O evento trouxe o tema Build Back Better Together (sigla em inglês) que mostra a importância de criar e construir o novo – em termos de sustentabilidade, equidade e inclusão –, focando a reconstrução de uma nova indústria que conecta as pessoas para transformar o mundo. A abertura da Lacte, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher enfatizou o protagonismo feminino no Turismo e debateu a maior participação das mulheres em cargos de liderança.
O primeiro dia do encontro, organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Alagev), reuniu quase 700 profissionais da cadeia produtiva de viagens e eventos corporativos de forma presencial e mais 400 de forma digital.
No segundo dia do evento, o economista da CNC Fabio Bentes participou do painel Economia Brasileira, Impactos da Guerra no Câmbio e na Inflação, em 9 de março. Para o economista, já há reflexos econômicos no Brasil decorrentes da guerra entre Rússia e Ucrânia. “Houve uma reprecificação instantânea de diversas commodities desde o início do conflito, e os impactos desses movimentos já pressionam os preços de produtos como alimentos e, sobretudo, combustíveis, o que tem exigido ações do governo brasileiro no curto prazo para mitigar as consequências inflacionárias”, afirmou.
Alexandre Sampaio, diretor da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), destacou a importância do evento para o turismo, como oportunidade de networking, de assimilar conteúdos novos e ferramentas do turismo corporativo. “Este é um grande reencontro presencial entre os profissionais do setor de eventos e viagens corporativas, uma oportunidade de aprendizado e troca de informações. Acredito que todos sairão com a sensação de que o setor terá um ano promissor.”