
A Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura (Campesca) da Fecomércio-SE realizou, no dia 17 de setembro, uma reunião no auditório do Sebrae. O principal objetivo do evento, que contou com a presença de mais de 50 pessoas, foi receber a palestra do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar da Paiva Rocha, com o tema “Carcinicultura Marinha: Realidade Mundial, Potencialidades, Oportunidades e Desafios para o Brasil Aumentar sua Produção e Retornar ao Mercado Internacional”. Rocha destacou que o momento para o produto pescado brasileiro é importante para o posicionamento no mercado.
“Estamos em um bom momento para elevação da capacidade de produção do produto pescado no Brasil, com boas oportunidades de aumentar nossa participação no mercado internacional. O Brasil tem grandes potencialidades a serem exploradas no que diz respeito à pesca e aquicultura, com plenas condições de ser um dos grandes líderes do mercado mundial, recuperando nosso posto no cenário internacional”, afirmou o presidente da ABCC.
Na reunião, o coordenador da Câmara Empresarial da Pesca e Aquicultura, Humberto Eng, também falou da Semana do Pescado, que ocorreu entre os dias 1º e 15 de setembro. Na conversa, ele observou o desempenho e os resultados daquela que foi a primeira edição do evento no estado, e que trouxe propostas de ações para as próximas edições.
“Foi a primeira vez que fizemos a Semana do Pescado em Sergipe, com ótimos resultados tanto para bares e restaurantes quanto para os produtores de pescado. Essa cultura precisa ser mais fortalecida, pois o produto pescado é o que mais pode promover elevação na economia de Sergipe, com estímulo ao seu consumo e produção. Pescado é saúde, é qualidade de vida, é emprego para o nosso povo”, comentou Eng.
Além disso, o superintendente do Ministério da Agricultura, Haroldo Araújo, recebeu uma pauta com as demandas do setor de pesca e aquicultura. A ocasião também contou com a presença do superintendente da Fecomércio-SE, Maurício Gonçalves; do superintendente e diretor técnico do Sebrae, Paulo do Eirado e Breno Barreto; e do diretor da Fecomércio-SE, Alex Garcez.