A 6ª edição do Salão do Turismo teve início na manhã de 13 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento, que vai até o dia 17, tem como objetivo promover e comercializar os roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.
A 6ª edição do Salão do Turismo teve início na manhã de 13 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento, que vai até o dia 17, tem como objetivo promover e comercializar os roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.
Participaram da cerimônia de abertura diversas autoridades, como os ministros do Turismo, Pedro Novais, dos Esportes, Orlando Silva, da Previdência Social, Garibaldi Alves, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e da Pesca, Luiz Sérgio, que ressaltaram a importância do turismo como vetor de desenvolvimento do País.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também esteve presente, além dos governadores da Bahia, Jaques Wagner; do Piauí, Wilson Nunes; do Mato Grosso do Sul, André Bucineli; de Rondônia, Confúcio Moura; do Tocantins, Wilson Campos; do Rio Grande do Norte, Rosalda Rosado; e do interino de Alagoas, José Nunô. Também compuseram a mesa de abertura a senadora Lídice da Mata, o presidente da SP Turis, Caio Carvalho, o deputado Jonas Donizete, o presidente do Fornatur, Domingos Leonelli, e o secretário de São Paulo, Marcio França. O presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, e o seu vice, Eraldo Alves da Cruz, participaram do evento.
Em discurso, o ministro do Turismo, Pedro Novais, fez o que chamou de “prestação de contas”: falou sobre os objetivos do novo Plano Nacional de Turismo (PNT), classificando-os como “ousados, porém atingíveis”, e anunciou que em setembro entra em operação o novo Sistema Brasileiro de Cadastro de Hóspedes, totalmente eletrônico e padronizado. “Nosso comprometimento com a Copa do Mundo e os jogos Olímpicos reflete todas essas ações em prol do Turismo no País. Com melhorias de infraestrutura e principalmente de capital humano, os visitantes levarão na bagagem as lembranças dos bons serviços prestados por nós”, afirmou.
A senadora Lídice da Matta ressaltou a importância de o Brasil trabalhar a qualificação de sua mão de obra, sobretudo na atividade turística, com vistas à realização dos dois grandes eventos esportivos internacionais que o País sediará nos próximos anos: “Para mim, esta será a Copa da esperança, as Olimpíadas de um Brasil que cresce e se fortalece com o turismo”, disse.
O governador da Bahia, Jacques Wagner, falou em nome dos demais: “O País precisa refletir, na atividade turística, a convivência pacífica com a qual seu povo vive em 8,5 milhões de quilômetros de seu território. A grande vantagem do turismo nacional é que não há briga entre as várias regiões, já que possuímos tipos de turismo diversificados. O País tem que fazer crescer os circuitos nacionais para aproveitar o que cada região tem a oferecer, segundo sua geografia, cultura e hábitos”.
O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Domingos Leonelli, ressaltou a importância de se tratar o turismo como um dos principais geradores de divisas para o País: “Um em cada 8,5 empregos é gerado pela atividade turística”, disse. Leonelli também insistiu na qualificação profissional do setor como uma maneira de consolidar a atividade turística: “O maior legado que os eventos esportivos internacionais nos deixarão, sem dúvida, serão o capital humano, e esta será a nossa meta principal”.
Sistema CNC-SESC-SENAC
Como em edições anteriores, o Sistema CNC-SESC-SENAC montou um estande no evento para divulgar a sua atuação em prol do desenvolvimento do turismo no Brasil. No local, um “corredor de vivências” exibe uma exposição sobre as iniciativas da CNC, do SESC e do Senac nas diversas áreas ligadas à atividade turística. O espaço conta ainda com uma área fechada, destinada à realização de contatos empresariais e políticos, para uso de convidados e executivos do Sistema Comércio.
O estande também foi o palco do lançamento da 5ª edição da revista Turismo em Pauta, editada pelo Conselho de Turismo da CNC, e do livro Turismo de Experiência, do Senac-SP.
Para o vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC, Eraldo Alves da Cruz, o Sistema Comércio vem consolidando a sua participação nos principais eventos de promoção do turismo brasileiro. “É uma forma de prestigiar as associações do trade com as quais o Sistema CNC mantém parceria desde 1955, uma época em que pouco se falava do turismo nacional. Hoje, com a importância que a atividade conquistou, a CNC continua disponibilizando todos os seus mecanismos para promover o setor”, afirmou.

Salão do Turismo
O Salão está dividido em módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, joias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).