Bem-vindo ao portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro

O que é o Sistema Comércio?

Com 75 anos de história, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, é a entidade máxima de representação do empresariado comercial brasileiro, que em números significa 4,6 milhões de empresas dos setores de comércio de bens e serviços, que juntos geram 73,4% do PIB brasileiro e 48,9 milhões de empregos.

O Sistema Comércio está situado no setor terciário da cadeia produtiva, que é o conjunto de etapas consecutivas de produção, onde variados tipos de insumo são transformados em um produto final.

Cadeia Produtiva:

Integram o Sistema Comércio as seguintes entidades:

CNC – Confederação Nacional do Comércio de bens, Serviços e Turismo – Defende os interesses do empresário do comércio de bens, serviços e turismo em âmbito nacional diante dos três poderes e demais frentes.

Federações – Atendem em nível estadual e representam os sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo. Além das 27 Federações Estaduais, a CNC representa 7 Federações Nacionais.

Sindicatos – Representam o seu segmento dentro da sua base de atuação com ações de desenvolvimento e defesa de interesses na sua área estabelecida.

Empresas – Empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

E os braços sociais que atendem todo o Sistema e a sociedade:

Sesc – Serviço Social do Comércio – tem por objetivo proporcionar saúde, bem-estar e acesso a lazer e cultura para o trabalhador.
Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – focado na oferta de cursos e formação de mão de obra de excelência e especializada.

Estrutura do Sistema Comércio:

 

 

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar”, ou ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Veja mais em nossa  Política de Privacidade e Proteção de Dados .