Fenacor discute o novo paradigma ético das empresas

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A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) participou, de 8 a 12 de agosto do evento “Semana ESG: o novo paradigma ético das empresas”. O presidente em exercício da Federação, Manuel Matos, fez parte do painel “Cuidados com a proteção de dados sensíveis”, debatendo com Clarissa Luz, sócia do Felsberg Advogados; Eduardo Coutinho, presidente do Grupo Montreal; e Fabio Moraes Benedito, superintendente executivo de Segurança Corporativa do Bradesco.

Na ocasião, foi debatida a relevância da adoção de medidas que assegurem a proteção de dados sensíveis, o que, segundo Matos, deve iniciar pela capacidade de se identificar, com celeridade, quem acessa as informações.

O presidente em exercício da Fenacor destacou  que esse tema está intimamente ligado ao mercado de seguros, cuja missão é exatamente proteger a população. Nesse contexto, ele revelou que é mais fácil segurar o roubo de uma identificação qualificada, como a oferecida pelo ICP Brasil, do que auferir danos de identificações menos qualificadas. “Mas, é necessário avançar e o seguro pode trazer soluções para o aperfeiçoamento das estruturas e oferecer cobertura para riscos que não podem ser suportados por grandes bancos ou pequenos empreendedores”, salientou.

Por fim, Matos anunciou que a federação está elaborando um documento que irá conter inúmeras propostas referentes ao mercado de seguros e, sobretudo, à proteção e amparo da população, e que incluirá também questões relacionadas à segurança de dados pessoais e das empresas.

O documento será encaminhado para os presidenciáveis. “Convido os demais debatedores a discutirem conosco essas questões para que possamos apresentar as soluções mais adequadas”, concluiu Matos, que foi membro do Comitê Gestor da ICP-Brasil, responsável pelas políticas sobre certificação digital no Brasil.

Durante o evento, on-line e gratuito, organizado pela Insight Comunicação, foram apresentados temas-chave para a compreensão e o avanço na agenda ESG. O objetivo dos encontros foi buscar entender como as empresas estão agindo para gerar benefícios para colaboradores, clientes e demais stakeholders, com base no desenvolvimento de práticas sustentáveis, seguimento de agendas de organizações mundiais e construção de metas próprias.

A semana de discussões teve a participação de especialistas na abordagem ESG, nas esferas pública e privada. Entre eles, estiveram o superintendente de Processos Licitatórios e conselheiro do Núcleo de Diversidade com Foco em Raça e Etnia da B3, Guilherme Peixoto; o diretor de Finanças do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lourenço Tigre; o superintendente executivo de Segurança Corporativa do Bradesco, Fabio Moraes Benedito; a consultora sênior da Mais diversidade, Janaina Gama; o head de Qualidade para a América Latina da Unilever, Fabio Police; a coautora do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, Lilia Caiado; e a ex-presidente do Pacto do Rio, Eduarda La Rocque.

O evento marcou o lançamento do portal Integridade ESG, um completo content place com foco em governança corporativa, meio ambiente e ações sociais de empresas e instituições. A plataforma tem o propósito de se tornar um amplo ecossistema de formulação e discussão a partir de uma intensa produção de reportagens, entrevistas, artigos, seminários, lives, podcasts, newsletters, palestras, pesquisas e dashboards, entre outros formatos de conteúdo relacionados aos temas ambiental, social e governança.

O portal incorpora, ainda, os conteúdos de três tradicionais revistas eletrônicas próprias da Insight – Bioma, Nós e Case Studies − que tratam, respectivamente, dos temas sustentabilidade, responsabilidade sociocorporativa e gestão e governança. A plataforma já nasce, portanto, com um acervo de mais de mil artigos, matérias e cases sintonizados com a sigla ESG. Seu público-alvo são líderes empresariais, intelectuais, autoridades, gestores de empresas do terceiro setor, investidores e instituições do mercado de capitais, especialistas na temática ESG e profissionais de comunicação.

“Com a plataforma, queremos colaborar com empresas e instituições a aprofundar seu diálogo com a sociedade por meio da agenda ESG, cada vez mais presente no debate público. Como temos uma longa trajetória na produção editorial em sustentabilidade, responsabilidade sociocorporativa e gestão e governança, decidimos investir nesse projeto para consolidar ainda mais nossa atuação, com conteúdo em novos formatos, e para dar maior capilaridade à discussão dessa temática”, afirma o CEO da Insight Comunicação, João Pedro Faro.

 

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