Nos dois últimos anos, diversos setores precisaram se reinventar. Os turistas brasileiros também buscaram se adaptar a este cenário pós-pandemia. Um levantamento realizado em uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 57,2% das viagens, em 2021, ocorreram em carro particular ou por meio de empresas de ônibus.
Diante disso, o turismo regional ou staycation passou a representar uma oportunidade de viver experiências incríveis, às vezes, bem mais próximas do que se imagina. O turismo de proximidade tornou-se tendência no Brasil, fortalecendo a retomada turística no País.
Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”, a nova campanha institucional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) visa incentivar as viagens com destinos de até 300 km de distância que podem ser muitas vezes dentro da própria região. Indo de carro ou de ônibus, é possível fazer viagens curtas, conhecendo um lugar novo, sem precisar ir para tão longe.
“Uma das vantagens do Brasil é a pluralidade e o acolhimento do brasileiro. Os roteiros de fim de semana tornaram-se, com a pandemia, mais comuns e um alívio na rotina dos brasileiros. Com tantos caminhos a desbravar, o turismo regional traz à tona a constatação de que os melhores destinos estão perto de cada brasileiro. Queremos incentivar este novo momento da atividade turística no País”, afirma Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.