Bernardo Cabral assume a coordenação de conselho da CNC com homenagem a Ernane Galvêas

Compartilhe:

O Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reuniu-se no dia 5 de julho para prestar uma homenagem a Ernane Galvêas, consultor Econômico da Presidência da entidade, que faleceu no dia 23 de junho. O ministro Galvêas, como era chamado, coordenava o Conselho Técnico, que passa a se chamar Conselho de Notáveis e a ter a coordenação do também consultor da Presidência Bernardo Cabral.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, em mensagem de vídeo exibida na reunião, lamentou a perda do amigo, a quem considerava uma referência como homem público. “A memória do nosso saudoso ministro Galvêas jamais será esquecida, nem por nós nem por essa casa”, afirmou Tadros, que explicou também a mudança no nome do Conselho Técnico. “O ilustre ministro Bernardo Cabral vai assumir as funções de coordenador deste Conselho, que passa a se chamar, com a concordância dele e a permissão de vocês, Conselho de Notáveis, pois cada um de vocês é referência em suas atividades e o novo nome já expressa a natureza e finalidade deste órgão”, disse o presidente da CNC.

“Ele fez muito pelo Brasil”

Bernardo Cabral fez uma saudação emocionada, recordando a amizade com Ernane Galvêas, que foi homenageado com um diploma in memorian como integrante do Conselho de Notáveis da CNC. “Nós convivemos 20 anos ininterruptos, de manhã e de tarde, em duas salas fronteiriças e trocamos muitas ideias. Discutíamos e divergíamos, mas ao final, a preocupação era com o País. Ele fez muito pelo Brasil. Eu não posso substituí-lo, posso sucedê-lo, que é coisa bem diferente”, afirmou Bernardo Cabral. Ele observou que o ministro Galvêas tinha uma qualidade que é difícil encontrar em um homem público. “Ele deu 89 anos de sua vida ao País. Isto é muito difícil, não conheço em parte alguma do mundo quem o tenha superado. Todos nós no Conselho compartilhamos de sua luminosidade e hoje estamos aqui, sentindo muito sua falta.”

Advogado de formação, Bernardo Cabral ingressou na política, participando de importantes momentos da vida nacional. Foi eleito deputado estadual (uma vez), deputado federal (duas vezes) e senador pelo Estado do Amazonas. Participou da fundação do antigo MDB e foi o relator da Assembleia Constituinte de 1987, quando teve um papel de fundamental importância na elaboração da Constituição Federal de 1988. Exerceu, também, entre outros cargos, o de ministro da Justiça (1990) e de presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (1981/1983).

Posse de novo conselheiro

Logo depois de sua saudação, o ministro Bernardo Cabral deu posse, como novo integrante do Conselho, a Paulo Jobim Filho, administrador público, mestre em ciências, professor universitário e ex-ministro de Estado. Em seguida foi aberto espaço para as manifestações e homenagens póstumas dos conselheiros ao ministro Galvêas.

O que é o Conselho de Notáveis

É um órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil.

Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções para problemas e desafios do setor.

Os membros do Conselho, escolhidos pelo presidente da CNC e referendados pela Diretoria da Confederação, reúnem-se semanalmente para debater matérias de interesse do comércio.

O que é tratado nesses encontros é repercutido na “Carta Mensal”. A publicação, editada pela CNC, é enviada a diversos países, embaixadas brasileiras, universidades e órgão de governo.

Com isso, esse material torna-se um importante auxílio para elaborar e desenvolver ações e projetos voltados para o comércio.

Leia mais

Scroll to Top