Diretoria de 1965, presidida por Walter Mello Gallo, que adquiriu a sede própria do SINCA RS.

Após uma necessidade de unificar a categoria dos Barbeiros, foi fundado em 29 de novembro de 1931, na cidade de Porto Alegre, o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares no RS (SINCA RS). Os registros da época acabaram sendo extraviados e os documentos existentes datam a história do sindicato a partir de 1955.

O SINCA RS, possui representação de nível estadual do setor de higiene, embelezamento e cuidados pessoal no Rio Grande do Sul – RS, possui 220 municípios em sua base territorial, representa 173 mil, o que gera 519 mil empregos diretos. É um dos Sindicatos mais antigos da Fecomércio – RS, com 90 anos de história e resiliência em prol do segmento do setor da beleza. Atualmente conta com mais de 1 mil associados ativos e 4.050 inativos.

Presta vários serviços aos seus associados e representados, bem como, desempenha inúmeras ações tanto de nível estadual como nacional.
Como destaque histórico, temos a Lei Federal 13.352/2016 (entrou em vigor em 26/01/2017) – “Salão Parceiro e Profissional Parceiro”, visando a formalização e regularização jurídica nas esferas (trabalhista, previdenciária e tributária), através do contrato de parceria por escrito entre as partes, como a validação dessa relação através da homologação junto a Sinca RS.

 

Fatos Importantes
Panorama do setor no Brasil e no mundo