O Dia Mundial do Consumidor é uma data celebrada no dia 15 de março, e foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas para eles mas também para as empresas e países.

 

Hoje é o dia de quem tem nas mãos muito do futuro do planeta. No dia do consumidor, é bom relembrar que escolher o que consumimos interfere diretamente em muitas questões que vão desde a nossa saúde até a saúde do planeta. Cabe ao consumidor fazer uma reflexão do que leva para casa, adquirindo produtos que não colaborem com a destruição da natureza. Ao mesmo tempo, cabe às empresas e ao governo munirem o cidadão com informações que colaborem nessa decisão.

 

Origem do Dia Mundial do Consumidor

 

No ano de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, para dar proteção aos interesses dos consumidores, e 23 anos depois, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data.