O Sicovar – Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Tocantins foi fundado no dia 13 de março de 1989, por Itelvino Pisoni e outros empresários/comerciantes pioneiros de vários segmentos da cidade de Gurupi e região. Esses empresários se uniram pela necessidade de organização em entidade, para ficarem mais fortes, reivindicarem seus interesses e para que as taxas e obrigações fossem recolhidas para o Estado e aqui aplicadas.

O Sicovar foi criado com a finalidade de defesa e proteção da categoria econômica do comércio varejista, representando as empresas de vestuário, calçados, tecidos, brinquedos, ferragens, tintas, material de construção, papelaria, lojas de variedades e conveniências, entre outras atividades.

Representa o segmento através das negociações de Convenção Coletiva de Trabalho, Câmara de Conciliação e orientação nas admissões e demissões de funcionários aos empresários e contadores.

O Sicovar estimulou e auxiliou na fundação de outros sindicatos do comércio, culminando na criação da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, de Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, que ocorreu em 1992, e na implantação das unidades do Sesc e Senac.

O Sicovar se orgulha de ter sido o 1º na luta pela fundação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, que oferece conhecimento, esporte, educação, saúde, cultura entre outros benefícios a todos os comerciários e empresários da categoria.

Por estar sediado em Gurupi, vem incentivando e apoiando o comércio da Região Sul do estado através de campanhas, parceiras e eventos, como as datas comemorativas de Natal, Dia do Trabalho, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, bem como patrocínios realizados a outras instituições, visando promover o comércio e o bem-estar da população.

Diretoria

Diretoria 2018/2022

Eleições Sicovar - 2022/2026

Edital de Convocação

Edital de Divulgação das Chapas

Homologação de Chapas

Resultado da Eleição