O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior esteve presente, no dia 08 de junho, ao Simpósio Comemorativo Áustria-Brasil: 200 anos de amizade, no Polo Educacional Sesc, promovido pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O objetivo do encontro foi celebrar o bicentenário da Independência do Brasil e os 442 anos de amizade entre as duas nações.

Simpósio Áustria-Brasil – Foto Divulgação

Estiveram presentes representantes de entidades e autoridades de ambos os países, além de pesquisadores nacionais e estrangeiros, professores e alunos do Polo Educacional Sesc. O encontro promoveu a troca de conhecimentos de temas como manifestações artísticas, fluxos migratórios, territorialidades e valorização do patrimônio histórico material e imaterial.

O presidente da Fecomércio RJ abriu o evento destacando o papel da Imperatriz Leopoldina na formação do Brasil como uma nova nação.

A independência do Brasil se insere em um contexto de grandes transformações sociais, políticas e econômicas no Século XIX e que colocaram o país no cenário internacional por conta de uma política interna distinta da de outras colônias nas Américas. Austríaca, a Imperatriz Leopoldina teve um papel fundamental para esses primeiros anos de formação da nova nação, com observações que valorizam o patrimônio histórico e cultural, e uma visão do potencial humano e econômico do país”, ressaltou Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O presidente da CNC e dos Conselhos Nacionais do Sesc e do Senac, José Roberto Tadros, que não pôde estar no evento, porque participava da Conferência Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, cumprimentou os participantes por vídeo.

No ano que o Brasil comemora os 200 anos de sua independência, lembrar e homenagear uma personagem histórica como a Imperatriz Maria Leopoldina, considerada por muitos estudiosos uma das principais articuladoras da nossa independência, é primordial. O Sistema CNC-Sesc-Senac tem a grande satisfação de participar deste momento de homenagem, mas também de aprendizado, de valorização e de reforço das relações entre os nossos países”, afirmou José Roberto Tadros.

Participaram do simpósio a princesa Marie d’Orléans e o príncipe Guntakar, como convidados de honra, além da representante do Ministério da Educação, Inez Borges; o diretor geral interino do Sesc, José Carlos Cirilo; o diretor de Relações Institucionais do Senac, Antonio Henrique Borges Paula; o cônsul honorário da Áustria no Rio, Erich Busche; a ministra conselheira e chefe da missão adjunta, Judith Schildberger, e a chefe da Divisão de Relações Institucionais da CNC, Nara de Deus.