A Fecomércio RJ participou, nesta quarta-feira (dia 03), da reinauguração do Chafariz das Saracuras, de Mestre Valentim, na Praça General Osório, em Ipanema. A obra de um dos mais conceituados artistas do período colonial estava depredada por vândalos e ladrões e inativa há quase de dez anos.

Chafariz das Saracuras – Foto: Dan Coelho

Graças a um grupo de empresários, o chafariz voltará a funcionar plenamente. O conjunto do final do Século XVIII foi totalmente restaurado e teve de volta as saracuras e os cágados de bronze. As peças, elegantes como as originais, foram reproduzidas de acordo com as mantidas no depósito municipal e no Parque da Cidade. Os quatro tanques em gnaisse também foram reformados pela iniciativa privada.

“O Chafariz das Saracuras é um patrimônio histórico da nossa cidade, uma obra importante de Mestre Valentim que estava deteriorada pelo vandalismo. Devolvê-lo ao povo do Rio é uma ação de preservação da nossa cultura”, afirmou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A reinauguração do Chafariz das Saracuras, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é o ponto alto da revitalização da Praça General Osório, que passou por ampla reforma promovida pelo Instituto Carioca Cidade Criativa e pela Prefeitura do Rio.