Formado em Administração pela Uerj e em Direito pela UFF, o diretor do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) José Luiz Valente Pascoal, de 62 anos, começou a trabalhar, aos 20 anos, na empresa de calçados e moda feminina do pai.

Foto: Arquivo Pessoal

Despertou para a política de classe ainda jovem e seu primeiro contato foi com a Associação Comercial e Industrial do Rio, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, da qual foi presidente por duas vezes. No Sindilojas Niterói, onde atua há cerca de 15 anos, já foi presidente por três mandatos consecutivos.

Casado e pai de um filho, José Luiz Valente Pascoal acredita na força dos sindicatos como um transformador da sociedade civil.

Os sindicatos têm uma ação importantíssima na sociedade civil como um todo. É um segmento representativo econômico, principalmente aqui em Niterói, onde o comércio é a principal referência e tem participação fundamental na economia da cidade”, destaca José Luiz Valente Pascoal.

Para o empresário, que inicia mais um mandato integrando a Diretoria da Fecomércio RJ, a entidade exerce e fortalece o trabalho dos sindicatos locais. Ele ressalta que a federação resgatou seu espaço e sua credibilidade nas esferas estadual e federal. José Luiz Valente Pascoal exalta o trabalho da atual diretoria.

Nenhum de nós diretores fica restrito à sua área de atuação porque o presidente Queiroz nos dá muita liberdade para colaborar nos projetos, ações e nas importantes frentes para o comércio. A Fecomércio RJ está tendo desempenho muito relevante nas diversas áreas de atuação até mesmo em nível nacional”, afirma o diretor de Assuntos Comerciais da Fecomércio RJ.

José Luiz Valente Pascoal defende que somente a participação dos micros e pequenos empresários é capaz de permitir o comércio alcançar conquista maiores.