A Fecomex, unidade de comércio exterior da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), promoveu nesta quarta-feira (23/6), em Brasília, uma série de reuniões e encontros para prospectar novos negócios e celebrar novas parcerias e intercâmbios internacionais. A agenda de trabalho foi coordenada pelo diretor da Fecomex, Marcelo Gomes, e pelo diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim.

A Fecomex foi implantada neste ano pela gestão do presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, que, ao lado dos sindicatos que compõem a entidade, trabalha para ampliar as possibilidades de comércio de Goiás com o exterior. Entre os assuntos das agendas em Brasília esteve a reunião preparatória para o encontro de trabalho desta sexta-feira (24/6) entre a Fecomércio-GO e o corpo da Embaixada da Índia no Brasil, ao meio-dia, na sede da federação, em Goiânia.

As conversas bilaterais desta sexta-feira serão conduzidas pelo presidente da entidade, Marcelo Baiocchi, e pelo embaixador Suresh Reddy, com participação do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia, Roberto Paranhos, além de representantes de multinacionais indianas.

Os representantes do Sistema Comércio Goiás também se reuniram com o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, no Palácio Itamaraty. Entre os assuntos tratados no encontro estiveram as oportunidades de participação da Fecomércio-GO e seus sindicatos em rodadas de negócios no exterior e de realização de recepção, em Goiânia, de delegações estrangeiras para prospecção de negócios.

As oportunidades de negócios entre Goiás e a África do Sul também foram tema de reunião no Itamaraty, com representantes daquele país. O setor produtivo do Estado tem a intenção de ampliar o comércio com os sul-africanos, tendo em vista as facilidades logísticas e da diversificação econômica. “Foram reuniões extremamente produtivas, com muitos desdobramentos”, disse Marcelo Gomes ao final dos encontros.

Na área de intercâmbios e parceria, o destaque foi para a reunião na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, em que os representantes da Fecomércio-GO estiveram com a equipe do Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância) e integrantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Na pauta, as possibilidades de atividades de cooperação entre as instituições internacionais e as unidades do Sesc-Senac em Goiás.