Mineração, área educacional e importação de produtos canadenses foram algumas das pautas em debate

A Fecomex, unidade de comércio exterior da Fecomércio-GO, por meio de seus diretores, Marcelo Gomes e Camila Hermano, recebeu a embaixada do Canadá na sede da Federação nesta quinta-feira (28/07).

O objetivo da recepção foi de conhecer e mapear as oportunidades no Canadá para os empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Goiás. A Fecomex já esteve reunida quatro vezes com a equipe do Canadá, em Brasília, antes de virem a Goiânia.

Representando a embaixada canadense, estiveram presentes a Conselheira para Assuntos Econômicos e Comerciais, Bonny Berger, e o Oficial de Política Comercial e Assuntos Econômicos, Marcos Paulo Britto.

Pautas debatidas

Mineração

Foram apresentadas aos empresários canadenses as oportunidades de joint-venture e investimentos em novos modelos de negócio para extração de potássio em minas canadenses, além de explicar melhor sobre a atuação do sistema Fecomércio-Sesc-Senac.

No evento de mineração, além dos empresários, estiveram presentes:

  • Paulo Diniz – Presidente do SINAT – Representando o Presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi.
  • Alexandre Mendes – Presidente do SIRCEG.
  • Plínio César Lucas Viana – Superintendente de Comércio Exterior e Atração de Investimentos Internacionais – representando o Joel Sant’Anna – Secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás.
  • Bruno Bufaiçal – Superintendência de Mineração de Goiás.

Ações na área da educação em parceria com o Sesc e Senac

As equipes de educação das entidades apresentaram as oportunidades de intercâmbio educacional no Canadá no que diz respeito ao ensino de idiomas, aos intercâmbios acadêmicos, cooperação no ensino superior, ensino técnico vocacional e sobre a atuação do Sesc e Senac por meio de seus projetos.

Estiveram presentes no encontro:

  • Lucimar Mota – Diretora Técnica do Senac Goiás.
  • Luciana Carniello – Gerente de Educação do Sesc Goiás.
  • Adriene Castanheiras – Gerente do Senac Idiomas.
  • Gabriel Schimchak – Senac Infinite.

Degustação de vinhos e produtos alimentícios canadenses com empresários goianos

O evento foi restrito aos empresários de supermercados, atacados, distribuidores, bares, restaurantes e hotéis. Os rótulos foram altamente apreciados pelos presentes, que ficaram muito surpresos e encantados com a qualidade dos produtos, e discussões sobre a aquisição para importação dos produtos foram iniciadas.

O objetivo desse encontro foi de ampliar o conhecimento a respeito dos produtos e de promover comercialmente os vinhos de alta qualidade produzidos no Canadá, além de apresentar mais sobre os alimentos que utilizam o Maple, árvore símbolo do país. Além dos vinhos, os convidados experimentaram a pipoca de maple, o xarope de maple, biscoitos e alguns outros alimentos.

Além disso, a escola de gastronomia do Senac foi responsável pela harmonização dos vinhos com alimentos, sob o comando da chef Juliana Barroso, que encantou a todos e contribuiu com explicações sobre a harmonização.

O encontro contou com as seguintes presenças:

  • Newton Tokarski – Presidente do SINDIBARES – Representando o Presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi.
  • Paulo Diniz – Presidente do SINAT.
  • Ricardo Rodrigues – Presidente do SINDTUR.
  • Fernanda Cury – Vice-Presidente do Conselho de Turismo de Goiás.
  • Gilberto Soares da Silva – Presidente da AGOS.
  • Alexandre Mendes – Presidente do SIRCEG.

Fotos: Silvio Simões