Autoestima renovada e um sorriso no rosto, a microempreendedora, Melissa Bispo, foi uma das centenas de mulheres que usufruíram dos serviços gratuitos de Beleza, oferecido pelo Senac, na Caravana Brasil pra Elas. “Estou aqui em busca de qualificação, quero me profissionalizar na área de beleza e ter meu próprio negócio. Hoje tirei um dia para cuidar de mim e participar das atividades. Como mulher trans, me sinto valorizada” disse.

O evento, que mobilizou mais de 1.300 mulheres na capital baiana neste dia 30 de maio, tem o objetivo de apoiar mulheres com baixo poder econômico no primeiro passo em direção à independência financeira por meio do empreendedorismo.

A iniciativa do evento é do Ministério da Economia e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com diversas entidades como Sebrae, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, reforçou o compromisso em fortalecer o empreendedorismo feminino através de ações profissionalizantes. “O presidente da CNC, Roberto Tadros, sempre fala uma frase que eu gosto de repetir – tudo que acontece de bom no Brasil, nasce na Bahia. A Federação, o Sesc e o Senac estão juntos para oferecer capacitação e oportunidade para todas as mulheres”.

Para a Caravana Brasil Pra Elas, o Senac reservou 600 vagas gratuitas em diversas áreas de atuação – os cursos são baseados nas tendências do mercado e atendem aos segmentos de Gastronomia, Beleza, Saúde, Tecnologia da Informação, entre outros. A técnica de enfermagem, Débora do Sacramento, foi uma das mulheres que saiu do evento com sua matrícula garantida: “estou aqui para pegar experiência e conhecer novas pessoas, aproveitei e já me matriculei em um curso de gastronomia”.

Trabalhar com mulheres é fonte de inspiração para Carla Spinola, gerente de educação profissional do Senac. “Após dois anos no virtual, por causa da pandemia, o presencial tem um brilho diferente. A gente sente o gostinho do Senac, pois a nossa missão é atender as pessoas e gerar oportunidades. Essa é uma experiência rica e intensa de resgate da autoestima feminina, para nós e também para os nossos alunos”, concluiu.

O dia da Caravana em Salvador foi recheado de atividades do Senac como maquiagem, spa das mãos, corte de cabelo, manicure e penteado, além das oficinas de pizza, design de sobrancelhas, esmaltação em gel e empreendedorismo nas redes sociais.