Nesta sexta-feira, 1º de julho, a partir das 20h, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), ocorre a cerimônia de posse do novo presidente da Fecomércio-BA – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, Kelsor Fernandes, bem como da nova Diretoria eleita para o mandato 2022/2026. O presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros, confirmou presença na solenidade, entre outras autoridades ligadas ao associativismo empresarial e ao poder público.

Primeiro Comerciante de Serviços a presidir a entidade, Kelsor Fernandes foi eleito por unanimidade dos votantes (delegados representantes dos sindicatos patronais filiados à Federação), na eleição realizada no último dia 28 de abril, no Edifício Casa do Comércio. Nos últimos oito anos, na gestão de Carlos de Souza Andrade, Kelsor ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Federação.

Criada há 75 anos, a Fecomércio-BA é uma entidade sindical, de segundo grau,  que representa os empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado. Unida aos seus braços sociais (o Sesc – Serviço Social do Comércio e o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), forma o Sistema Fecomércio-BA, que atende aos trabalhadores do comércio e a toda a sociedade, por meio de uma gama variada de serviços. No plano nacional, a Fecomércio-BA é filiada à CNC.

Kelsor Fernandes afirma que sua gestão será pautada em três pilares: Credibilidade, Sustentabilidade e Representatividade. Com a experiência de quem acompanhou o andamento das maiores obras do Sistema Fecomércio-BA nos últimos oito anos,  Kelsor dará continuidade ao processo de interiorização que foi uma das bandeiras de seu antecessor, ampliando os serviços do Sesc e Senac de capacitação, educação, cultura, saúde, lazer e assistência, que beneficiam toda a sociedade.

“Nossa meta inicial é intensificar a presença do Sistema no interior, concluindo obras em andamento, ampliando serviços em municípios que já contam com unidades Sesc e Senac, e construindo Restaurantes do Comerciário em municípios como Vitória da Conquista e Camaçari”, declara o presidente eleito, que também investirá em negócios em parceria com a base sindical do interior, visando a autossustentabilidade dos sindicatos filiados.

Grande defensor do associativismo empresarial, Fernandes já anuncia que estão em pauta ações de valorização do sindicato entre os empresários, por meio do “Programa Sim Sindicato”. O leque de câmaras setoriais mantido pela Fecomércio-BA também deve ser ampliado com a instalação de câmaras de Mediação e Arbitragem, Assuntos Trabalhistas, Serviços Imobiliários (em sinergia com a câmara nacional da CNC), entre outras.

Com olhar especial para a inovação e tecnologia, Kelsor promete intensificar os projetos  nessa área, a fim de atender as empresas do comércio baiano, além de propor a criação da Policlínica do Sesc, com oferta de consultas e exames subsidiados, em favor do bem-estar dos trabalhadores do setor terciário baiano.

SOBRE O PRESIDENTE – Baiano de Alagoinhas,  Kelsor Gonçalves Fernandes (69 anos) atua no ramo imobiliário há mais de 40 anos e, desde a década de 90, é sócio proprietário da imobiliária que leva o seu nome, administrada junto com os filhos.

Sua trajetória no associativismo empresarial começa ao ingressar no Secovi BA – o Sindicato da Habitação. Ao assumir a presidência do sindicato, em 2010, promoveu uma verdadeira revolução administrativa, criando um amplo portfólio de serviços aos empresários desse setor e a toda cadeia que o envolve: síndicos, administradores de condomínios, corretores de imóveis, entre outros. Foi na sua gestão que a abrangência do Secovi se tornou estadual, passando a representar todas as categoriais econômicas do mercado imobiliário da Bahia.

Em 2012, Kelsor foi convidado pelo então presidente Carlos Amaral para integrar a Diretoria da Fecomércio-BA como 1º diretor tesoureiro. Nos pleitos de 2014 e 2018, foi eleito 1º vice-presidente, na chapa única encabeçada por Carlos Andrade. No âmbito da CNC, integra a Câmara Brasileira do Comércio e Serviços Imobiliários e a Comissão de Enquadramento e Registro Sindical do Comércio.

Tem, ainda, assentos em entidades como a Juceb – Junta Comercial do Estado da Bahia, Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste , Sebrae e Santa Casa da Misericórdia,  além de presidir o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar das Micro, Pequenas e Médias Empresas, entidade suprapartidária que une parlamentares e líderes empresariais na defesa do microempresário baiano.