Durante todo o mês de junho o Sesc Bahia realizará diversas ações relacionadas à temática ambiental, como oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas e recreativas, plantio de mudas do Projeto 1.000 Árvores – plano de arborização com espécies nativas, frutíferas e ornamentais – e culinária sustentável. Muitas atividades pedagógicas relacionadas à temática ambiental acontecerão também nas escolas da Rede Sesc na Bahia.

As ações fazem parte do projeto “Com S de Sustentabilidade”, que traz ações inovadoras ligadas ao Meio Ambiente e a Economia Circular, tais como, Ciclo Orgânico (Gerenciamento de resíduos orgânicos), Paisagismo, Cultivo de Hortas, dentre outras importantes iniciativas que contribuem na conservação de ambiente ecologicamente equilibrado.

Confira abaixo os destaques e fique por dentro das atividades realizadas nas unidades do Sesc na capital e interior:

1.jun – Intervenção artística na horta escolar – Escola Sesc Santo Antônio de Jesus

2.jun – Oficina de culinária sustentável com os estudantes da EJA e uma Nutricionista do Sesc.

Escola Sesc Santo Antônio de Jesus

3.jun – Intervenção de educação ambiental na escola Rafael Spinola – vivência com os estudantes do 1° ano nos espaços escolares relacionando o meio ambiente com a saúde, bem-estar e comportamentos no ambiente escolar.

Sesc Vitória da Conquista

– DIA “D” Compostar – Compostagem dos resíduos domésticos trazidos pelos estudantes.

Escola Sesc Santo Antônio de Jesus

– I Simpósio sobre Sustentabilidade.

Aberto ao público (credencial Sesc). Escola Sesc Porto Seguro

5.jun – Interação com a natureza através de atividades ao ar livre – oficinas utilizando materiais como galhos, folhas e pedras, contação de histórias, brincadeiras com materiais recicláveis e plantio coletivo de mudas de Pau Brasil e de Buranhém. Orientações aos estudantes sobre importância das espécies e sua preservação.

Aberto ao público (credencial Sesc). Sesc Porto Seguro

– Arena Ecológica – espaço com atividades recreativas como Gincana Eco e oficinas de confecção de brinquedos com materiais reaproveitáveis e elementos da natureza e contação de história.

Aberto ao público (credencial Sesc). Sesc Feira de Santana (Centro de Atividades)

– Cinema Sensorial: exibição do vídeo Vento Viajante; Oficina Criativa 4Rs (reduzir, reaproveitar, reciciclar e repensar); Construção de personagens com materiais reciclavéis para contação de história; Gincana Ambiental: brincadeiras com orientação para coleta seletiva; Oficina desperdício zero: receitas para reaproveitamento de cascas, folhas e sementes.

Aberto ao público (credencial Sesc). Sesc Jequié

– Dicas de leitura – indicação de obras do acervo da Rede de Bibliotecas Sesc relacionadas à temática ambiental. Sesc Nazaré. Divulgação nas redes sociais.

– Roda de conversa sobre o meio ambiente, fauna e flora da região Aberto ao público (credencial Sesc). Sesc Santo Antônio de Jesus

6.jun – Oficina com materiais recicláveis, estimulação da memória e coordenação motora da pessoa idosa, através da educação ambiental. Para integrantes do Trabalho Social com Grupos.

Centro de Convivência (Rua Chile).

– Culinária sustentável com inclusão de semente de abóbora no cardápio (no almoço como complemento dos temperos das saladas e no jantar receita de bolo de semente de abóbora). Restaurante Sesc Tancredo Neves

7 a 9.jun – Curso de horticultura: implantação de mini hortas, desenvolvimento sustentável alinhado à subsistência e geração de renda. Atividade para representantes de Instituições Sociais.

Mesa Brasil Salvador

28.jun – Degustação de receita sustentável: cascas de laranja e de tangerina caramelizadas.

Feira de Santana (Restaurante Centro)

30.jun – Culinária Sustentável – vídeo da receita de Bolo de Laranja com consumo integral do ingrediente. Disponível nas redes sociais. Oficina recreativa com aproveitamento da casca do ovo.

Aberto ao público (credencial Sesc). Sesc Piatã

Durante todo o mês de jun. – Fórum de discussão sobre o documentário “A cultura do desperdício – Por uma sociedade mais consciente” e sobre o projeto “Resíduo Zero Goiânia”. Elaboração de propostas de intervenção na sociedade para minimização de impactos ambientais, reutilização e a reciclagem.

Atividades para os alunos Escola Sesc Nazaré Zilda Arns.

– Roda de conversa, gincana ecológica e exibição de vídeo.

Atividades para os alunos da escola. Sesc Ler Paulo Afonso.