O Prédio

A Casa do Comércio, construída na avenida Tancredo Neves é uma arquitetura de vanguarda, assinada pelo escritório baiano TGF, dos arquitetos Jader Tavares, Oton Gomes e Fernando Frank. O prédio considerado monumental, com 11 andares, pela primeira vez na Bahia associava o concreto ao aço, ao alumínio e ao vidro. A Casa do Comércio, antes mesmo de ser concluída, recebeu uma premiação nacional e referências internacionais.

A placa instalada na frente do prédio imortaliza os dizeres do próprio Deraldo sobre o que significava implantar ali a nova sede da Fecomércio-BA: “Menos pelo inusitado projeto arquitetônico que se implanta como referência perene da cidade, mas, sobretudo pela filosofia de suas atividades – cultura, lazer, turismo, pesquisa, um centro de estudos socioeconômicos, uma empresa pedagógica, embrião de uma universidade para o trabalho, voltada para o Nordeste, na busca da superação das distorções inter-regionais”.

A pedra fundamental da Casa do Comércio foi fixada em solenidade realizada no dia 16 de julho de 1981 e as obras foram iniciadas em 1982, pela construtora OAS. Após quase cinco anos de trabalho intenso, em 1987, o prédio ficou pronto, mobiliado e com os jardins suspensos floridos. Nelson Lopes, diretor e fiel escudeiro do presidente, propôs que a inauguração fosse marcada para o Dia do Comerciante, 16 de julho. Mas faltava a parte interna do teatro. Deraldo respondeu-lhe: “Não, somente inauguro quando estiver tudo funcionando e sem nenhum operário dentro. Vamos fixar como meta o 30 de outubro, Dia do Comerciário!”

Sobre o Condomínio

O Condomínio Casa do Comércio Deraldo Motta iniciou suas atividades formais em 26 de julho de 2019, numa iniciativa do presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade.
Atualmente, 31 colaboradores atuam no Condomínio, entre porteiros, ascensoristas e outras funções essenciais para o bom funcionamento deste edifício que é uma referência na nossa capital. Por aqui chegam a transitar cerca de 700 pessoas diariamente, entre colaboradores e usuários do Sesc, Senac e Fecomércio Bahia.
É uma missão muito importante fazer cumprir as regras que disciplinam a convivência num condomínio como este, onde transitam diferentes públicos.

Conheça mais do Condomínio Casa do Comércio Deraldo Motta clicando aqui.