Crédito/Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

Cerimônia reuniu os presidentes dos 28 sindicatos da base da Federação, além de representantes do setor produtivo de todo o País e integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

Reeleito no dia 3 de maio de 2022 para exercer a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o empresário José Aparecido Freire tomou posse, nesta terça-feira (21), durante cerimônia oficial realizada no Dúnia City Hall, às 19h. O evento também marcou a diplomação da nova diretoria e reuniu presidentes dos 28 sindicatos que compõem a entidade. O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, foi um dos convidados de honra, ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e demais representantes do Poder Executivo e Legislativo. 

O mandato da nova gestão segue até 2026. Aparecido foi escolhido presidente durante pleito com chapa única e todos os votos a favor. Ele segue à frente do Sistema Fecomércio-DF, como presidente dos conselhos regionais do Sesc, Senac e Instituto Fecomércio. Esses são os braços sociais do comércio, que oferecem lazer, educação, saúde, qualificação profissional e diversos benefícios para a população do DF. 

“Seguiremos com muita dedicação, fazendo com que a Federação, o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio continuem prestando seus serviços aos sindicatos, para que eles possam se fortalecer. Todos os sindicatos continuarão a ser tratados nesta gestão de forma igual. Dentro de um tempo que projetamos, até o final de 2024, essas entidades já terão a sua sustentabilidade por meio da ajuda que a Fecomércio dará nos próximos 2 anos. Quero agradecer a cada um pela confiança dada”, destacou Aparecido. 

A chapa Juntos Somos Mais Forte, encabeçada por Aparecido, foi composta por 22 dos 28 sindicatos da Federação. Os vice-presidentes do time são Sebastião Abritta (Sindivarejista), Álvaro Silveira Júnior (Sindiatacadista) e Ovídio Maia (Secovi). “José Aparecido administrou esse pleito com grande maestria. Essa chapa nasceu da consciência de que juntos somos mais fortes, e assim vamos fazer a diferença para o setor produtivo no Distrito Federal nas mais diversas áreas”, disse Abritta, primeiro vice-presidente. 

PLANOS FUTUROS

Para o novo mandato, que vai até junho de 2026, o presidente José Aparecido, juntamente com a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, e o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, espera avançar nessa transformação estrutural com foco na inovação e modernização do Sistema Fecomércio. Entre as novidades está previsto a expansão de unidades do Sesc-DF e do Senac-DF para o lado Norte da cidade. “Essa construção é estratégica tendo em vista que a população cresceu na região nos últimos anos. Vamos atender Sobradinho, Planaltina, Itapoã, Paranoá, Lago Norte e os vários condomínios próximos. A região Norte do DF sempre foi esquecida e desde que assumi a gestão não tenho medido esforços para concretizar esse projeto”, detalha. 

José Aparecido informa que, para os próximos anos, será reforçada a imagem de um Sistema unido com suas entidades. Em 2021, foi realizado um trabalho para que todas as instituições do Sistema Fecomércio-DF se integrassem, sendo reconhecidas como um vetor de inovação, representatividade e fortalecimento dos setores do comércio, serviços e turismo. O resultado dessa estratégia foi a criação do projeto Sistema Fecomércio Perto de Você, que já atendeu cerca de 34 mil pessoas nas nove cidades por onde passou. Esse evento oferece serviços gratuitos para a população, como assistência, orientação nutricional, serviços odontológicos, vacinas contra Covid, oficinas de gastronomia, de moda, beleza e saúde. Para este ano, está marcado um evento por mês em diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal.